As reivindicações, em geral, pediam mudanças na legislação penal e melhores condições de trabalho. Além disso, muitos dos marinheiros que se revoltaram eram negros, o que também refletia o racismo presente na Marinha, pois o oficialato era todo composto por homens brancos.
Os marujos rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha brasileira: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro. Os marujos revoltosos exigiam do governo o fim dos castigos físicos; caso contrário, a capital seria bombardeada. A liderança desse motim foi realizada por João Cândido, o Almirante Negro.
Como mencionado anteriormente, a Revolta da Chibata foi um movimento que tinha como objetivo reivindicar o fim dos castigos corporais que os oficiais cometiam contra os marujos de suas embarcações.
Os marinheiros de mais baixa patente, em sua maioria afrodescendentes, eram tratados tal qual escravizados. Mal alimentados, tinham uma jornada tripla de trabalho. Deslizes eram punidos severamente com a chibata.
Desde o Império, os marinheiros brasileiros eram quase todos negros ou mulatos recrutados pela polícia e comandados por oficiais brancos. De acordo com seu código disciplinar, não podiam se casar, e as faltas graves eram punidas com “vinte e cinco chibatadas, no mínimo”.
33 curiosidades que você vai gostar
Os castigos, suspensos pela Armada logo após a Proclamação da República, foram retomados no ano seguinte como forma de controle e punição dos marinheiros - em sua maioria, negros e pobres. Poderiam receber chibatadas aqueles que cometessem faltas graves, como, por exemplo, o desrespeito à hierarquia militar.
Art . 6º - Contravenção Disciplinar é toda ação ou omissão contrária às obrigações ou aos deveres militares estatuídos nas leis, nos regulamentos, nas normas e nas disposições em vigor que fundamentam a Organização Militar, desde que não incidindo no que é capitulado pelo Código Penal Militar como crime.
Como os porões dos navios eram usados para estocar os tonéis com água, mantimentos e munição, os marinheiros dormiam no convés, ao relento, em colchões de palha. "Naquela época, tomar banho era raro até em terra firme, quanto mais em viagens oceânicas. A marujada urinava no mar e defecava em baldes.
Quem não tinha dinheiro e via os alimentos se esgotarem caçava ratos e baratas, que infestavam os navios, para sobreviver. Nesse ambiente de luta pela sobrevivência, os motins se tornavam comuns e eram reprimidos com brutalidade pelos oficiais, que andavam com espada, adaga e pistolas.
Quanto custa para tirar a segunda via do CPF?
Como fazer um travesseiro aromatizado?
Quem tem pressão alta pode tomar diazepam?
Quanto Camila ganhou no segundo lugar?
Qual melhor calibre 45 ou 9mm?
Quantos quilos de bolo para 45 pessoas?
Como apagar mensagem no WhatsApp para todos depois do Tempo 2022?
Por que uma VPN grátis pode ser insegura?
O que não pode comer quando aplica enzimas?
Qual é a relação entre a sociedade egípcia e a religião?
Como saber quantos quilos de gordura tenho?
Como tirar o efeito fantasma do monitor?
Qual cerveja tem mais álcool Brahma ou Antarctica?
Qual é a diferença entre anúncio e propaganda?