Um profissional exposto a calor excessivo deve ingerir uma maior quantidade de água e sal, de forma a compensar a perda de água e cloreto de sódio devido à sudorese intensa. É importante salientar que a ingestão de água e sal pelos funcionários deve ser feita com orientação médica.
Os principais sintomas que podem surgir para alguém que está exposto a um calor excessivo no ambiente de trabalho são: exaustão, sudorese intensa, esgotamento físico e mental, câimbras, conjuntivites, insolação, desmaios e desidratação.
Permanecer em ambientes frescos, ou com ar condicionado; Tomar ducha de água fria no período de maior calor, evitando contudo as mudanças bruscas de temperatura; Evitar a exposição direta ao Sol, principalmente entre as 10 e as 16 horas.
A maneira mais comum e indicada de medição de níveis de calor e temperatura, é através do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo), que são calculados através de medidores de stress térmico.
Evite exposição direta ao sol, principalmente, nos horários mais quentes entre 10:00 e 16:00 h. Não deixe bebês, crianças, idosos ou animais em carros estacionados, mesmo em paradas rápidas, e nem em outros ambientes fechados sem ventilação ou circulação de ar.
A exposição prolongada ao calor excessivo pode causar irritabilidade aguda, fraqueza, ansiedade e incapacidade de concentrar-se. A depressão pode atingir o trabalhador que se sujeitar a esse regime durante um tempo prolongado, devido à redução das atividades cerebrais causadas pela falta de oxigênio no cérebro.
Esgotamento por calor O trabalhador continua transpirando em profusão mas apresenta palidez, fraqueza, dor de cabeça, tonturas e náuseas. A temperatura corporal se apresenta normal ou ligeiramente elevada e a pele torna-se úmida, fria e pálida ou avermelhada.
As medidas de controle relacionada a exposição ocupacional ao calor não envolvendo o trabalhador podem ser:
Cansaço extremo Devido ao corpo estar numa temperatura muito alta e constante, o estado de alerta do organismo fica sempre ativado. Por isso, quando estamos com um calor excessivo, temos a sensação de adrenalina, e isso impede o descanso e relaxamento.
Guia Trabalhista
Excesso de calor: conheça os riscos gerados pelo calor no ambiente trabalho. Os trabalhadores estão sujeitos a diversos riscos no ambiente de trabalho. Os mais falados são as doenças e os acidentes. No entanto, há outros, como o desconforto térmico. Além de comprometer a saúde do profissional, esses efeitos também interferem na produtividade.
Para driblar o calor excessivo, é comum que as pessoas invistam em aparelhos condicionadores de ar, uma vez que eles deixam o ambiente mais fresco quase imediatamente. Entretanto, esse eletrodoméstico pode não ser a melhor opção.
A exaustão do calor é mais severa, pois, com a diminuição de sais e de líquidos, os sintomas tornam-se mais graves. A dilatação exagerada dos vasos resulta na insuficiência do sangue necessário para alimentar o córtex do cérebro, facilitando a ocorrência de hipotensão — queda da pressão arterial.
Em relação à fonte de calor, o gestor pode variar a potência do equipamento, por exemplo. Já quanto ao funcionário, pode-se aplicar o revezamento, reduzindo o tempo de exposição do colaborador à fonte. Os equipamentos de proteção individual, os EPIs, também ajudam, como luvas, óculos especiais, capuz de material isolante.
Como se diz boa noite no candomblé?
O que significa isso beautiful?
O que significa a palavra FAST em inglês?
Como se pronúncia a letra W em português?
Como escrever quiser com z ou s?
Como é o nome bruxo em inglês?
Como levantar a mão no zoom 2021?
Que palavra pode substituir valor?
Como é que se escreve pode em inglês?
Como escreve difícil em português?