O nitrato de amônio é obtido através da neutralização do ácido nítrico pela adição de hidróxido de amônio, ou ainda pode ser preparado com nitrato de sódio e hidróxido de amônio.
O nitrato de amônio é produzido a partir de uma reação simples de amônia anidro e ácido nítrico. Para a fórmula sólida AN, o líquido resultante é concentrado e transformado em prills, grânulos ou cristais.
O nitrato de amônio é usado em culturas fertirrigadas, uma técnica de adubação em que o fertilizante é diluído na água de irrigação por gotejamento. Fertilizantes usados na agricultura têm como composição o nitrato de amônio, a mesma substância que causou a grande explosão em Beirute, no Líbano, na última semana.
Embora o nitrato de amônio tenha sido sintetizado pela primeira vez em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, ele não foi usado em explosivos até a Primeira Guerra Mundial, quando fabricantes de armas o misturaram com TNT (dinamite) para fazer bombas mais baratas.
Características do nitrato de amônio Sal composto pelos íons: amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). Aspecto: sólido branco. É forte oxidante. Reage facilmente com outras substâncias.
O processo Haber, também chamado de processo Haber-Bosch, é um processo de fixação artificial de nitrogênio e é o principal procedimento industrial para a produção de amônia atualmente.
O nitrato de amônio se decompõe, e, ao se decompor, ele produz uma série de gases. Esses gases, aquecidos no calor da decomposição, se expandem rapidamente, e explodem.
Características do nitrato de amônio
A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc. Entre tantos empregos, podemos destacar: Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia.
O nitrato de amônio (NH4NO3) é o resultado da reação entre a amônia e o ácido nítrico (HNO3). A Rússia é de longe o maior produtor, com quase 10 milhões de toneladas em 2017, ou 45% da produção mundial, de acordo com a FAO.
Mesmo uma pequena contaminação teria aumentado a probabilidade de o nitrato de amônio detonar. Embora as autoridades libanesas tenham dito que o nitrato de amônio foi o culpado pela explosão, Lewis aponta que em muitos casos os explosivos comerciais são referidos apenas como esse composto, embora contenham aditivos.
Decomposição do nitrato de amônio Por ser uma substância de alta reatividade e de alto potencial oxidante, o nitrato de amônio, quando submetido à alta temperatura, desencadeia uma reação de decomposição, e os principais produtos são gases, nitrogênio, oxigênio e vapor de água. A decomposição é dada em duas etapas: → 1ª etapa:
Efeitos na saúde humana: O nitrato de amônio causa irritações nos olhos, na pele e no tratorespiratório. A substância pode afetar o sangue, devido ao íon nitrato,causando uma doença chamada metahemoglobinemia, ou doença do bebê azul (IPCS ICHEM, 2011) .
Existem técnicas especificas para a remoção do íon nitrato da água, dentre elas destacam-se a Osmose Reversa e a Permuta iônica. Já no solo podem ser usados inibidores de nitrificação, estes inibem a conversão de amônio em nitrato.
Como ficar online e ninguém ver?
Como excluir um perfil do iPhone?
Como tirar o oxalato dos alimentos?
Como tirar o passaporte com urgência?
Como colocar cadeado no Instagram?
Quanto ganha um emissor de certificado digital?
Como se tornar famosa nas redes sociais?
O que é preciso para ser ministro de Estado?
Como aprender a falar japonês fluentemente?
Quanto custa para tirar passaporte e visto?
O que é necessário para tirar o passaporte espanhol?
Como se tornar uma pessoa irresistível?
Onde fica o botão de suspensão no notebook Acer?
Como é que bate o nível de uma casa?
Quantos Naturetti posso tomar por dia?
Como tirar o celular do privado?