O ohmÃmetro é um instrumento eletrônico usado para medir a resistência elétrica de um material ou circuito eletrônico. A resistência elétrica, por sua vez, é o obstáculo à passagem de corrente elétrica pelo dispositivo, prejudicando seu funcionamento ideal.
Um multÃmetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
É ligado em paralelo com o circuito no qual se deseja determinar a tensão, conforme indicado na figura 04. Este aparelho deve apresentar resistência interna elevada a fim de impedir a passagem de corrente através de si.
Como manusear: Tente não segurar seu equipamento com uma mão e realizar a medição com a outra mão, pois em uma situação de transiente isso pode criar um caminho para o terra passando por seu coração, pendure ou repouse o medidor, quando for o caso utilize leitura sem fio para ter o multÃmetro fora de suas mãos e a ...
OhmÃmetro. Dispositivo que mede a resistência de um circuito. A unidade de medida é o Ohm (representada ppela letra grega Ómega mas, muitas vezes para facilitar o desenho, é substituÃdo pela letra R). Os múltiplos são o Kilohm (kR) e o Megaohm (mR).
39 curiosidades que você vai gostar
O sÃmbolo utilizado para representar voltÃmetros é mostrado na figura a seguir: Esse equipamento consiste em um galvanômetro acoplado a uma resistência. ... Como não desejamos que esse equipamento interfira no circuito, para corrente que passa pelo voltÃmetro seja menor possÃvel, sua resistência deve ser muito grande.
Quando a resistência de ajuste é igual à resistência entre as pontas de prova, a corrente no instrumento será a metade do fundo de escala. Temos então para esse tipo de instrumento uma escala invertida não linear, conforme mostra a figura 2.
Quando se mede tensão contÃnua, deve-se tomar cuidado em ligar o instrumento e conectá-lo corretamente, isto é, o terminal positivo deve ser ligado ao ponto de potencial mais alto e o negativo ao ponto de potencial mais baixo.
Cuidados na operação
Não coloque um voltÃmetro em série com a carga a ser medida porque a corrente elétrica será interrompida dessa forma; Não meça o circuito ligado, a fim de não estragar o seu aparelho; Sempre faça uso de equipamentos de segurança, como sapatos especiais e luvas.
– Não devem ser manuseados com as mãos sujas. – Quando possÃvel armazená-los sempre dentro de seus estojos. – Não devem ser armazenados em locais úmidos, sujos e sob objetos pesados. – O usuário deve sempre observar se a etiqueta de calibração está bem legÃvel e dentro do perÃodo de calibração.
O ohmÃmetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento. A medição efectuada por um ohmÃmetro baseia-se na aplicação da Lei de Ohm: o ohmÃmetro injecta no elemento uma corrente pré-estabelecida, mede a tensão aos terminais e efectua o cálculo da resistência. ...
As ponteiras são conectadas em bornes especÃficos presentes no multÃmetro, sendo uma ponteira geralmente na cor vermelha para representar a polaridade positiva, e outra ponteira na cor preta, para representar a polaridade negativa.
O multÃmetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas. ... Dentre as grandezas que o multÃmetro normalmente pode medir estão: A corrente elétrica (Alternada ou ContÃnua) A resistência.
VoltÃmetro: É usado para medir a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito. OhmÃmetro: Esse aparelho é utilizado para determinar a medida de resistência elétrica de algum fio ou resistor.
O multÃmetro analógico é um dispositivo um pouco mais antigo, entretanto, consegue executar a função de medir as grandezas elétricas com eficiência. O multÃmetro analógico tem o seu mostrador com várias marcações graduadas.
Como regra geral, deve-se iniciar a medição com escalas de fundos de escala mais altos, reduzindo-se o fundo de escala posteriormente. Como regra geral, deve-se evitar todos os limites extremos de máxima solicitação dos instrumentos e componentes, durante tempo prolongado.
Quando for medir capacitores de valor muito baixo, utilize pontas de prova com o menor comprimento possÃvel. Este cuidado é para evitar que a capacitância parasita proveniente das pontas de prova (da ordem de alguns pF), introduza um erro na medição.
Uma das formas mais eficientes de se analisar um circuito que apresente defeitos e chegar à causa desses defeitos é com a medida das tensões em suas etapas. Evidentemente, o instrumento mais usado nestas medidas é o multÃmetro.
Para isso, seus terminais devem ser conectados nos pontos cuja tensão desejamos conhecer. Desta forma, teremos que ligar o voltÃmetro em paralelo com o elemento. Por exemplo, para conhecer o valor da d.d.p entre os terminais de uma lâmpada do circuito, é necessário conectar o voltÃmetro em paralelo com a lâmpada.
Para mudar o fundo de escala, o que podemos fazer é alterar a corrente do instrumento ligando um shunt, conforme mostra a figura 5.
A resistência interna do voltÃmetro deve ser elevada (em geral da ordem de dezenas a centenas de megaohms) para drenar uma corrente mÃnima do circuito a ser medido. De modo geral, considera-se sua resistência interna infinita.
Quando as pontas de prova entram em contato uma na outra a leitura indica o valor zero, ou seja, significa que o circuito está fechado. ... Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Qual a importância da polÃtica dos 3 Rs?
Tem como colocar resina no dente quebrado?
Quais os direitos do contrato por tempo indeterminado?
O que acontece se não ordenhar a vaca?
O que é construção geométrica?
Como por cronômetro no computador?
Quanto tempo dura o bambu no tempo?
Qual a norma para guarda corpo?
Como se tornar um milionário?
O que significa limiar segundo a BÃblia?
Quantos lúmens tem uma lâmpada de 24W?
Para que serve o remédio cloridrato de ciprofloxacino 500?
O que significa a palavra crico?
Quais são os gêneros musicais mais ouvidos no Brasil?
O que é um inversor solar off grid?
Como funciona a amortização da Caixa?