O plano de sucessão é um processo de identificação e desenvolvimento de pessoas que sejam capazes de assumir posições estratégicas dentro da organização.
Com o tempo, as espécies pioneiras vão modificando o ambiente, tornando-o propício para a existência de outras espécies e o desenvolvimento das comunidades secundárias. Assim, plantas e animais passam a tornar aquele espaço cada vez mais rico, até que começa a se formar uma comunidade biológica.
A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.
As espécies pioneiras são fundamentais na recuperação de áreas degradadas, pois são capazes de modificar as características do ambiente onde se instalaram, fazendo com que, de forma gradual, este local passe a ter mais nutrientes e possa se recuperar até que seja favorável para outras espécies vegetais.
A sucessão ecológica passa por três fases:
São exemplos de locais que sofrem sucessão secundária áreas destruídas por queimadas ou desmatamento e campos de cultivo abandonados. Em um campo de cultivo abandonado, por exemplo, o solo já formado possui alguns nutrientes disponíveis que favorecem o estabelecimento de novas espécies vegetais.
A sucessão ocorrerá até que a comunidade torne-se razoavelmente estável e muito complexa. Quando uma comunidade atinge esse ponto, passamos a chamá-la de comunidade clímax, a última etapa de uma sucessão ecológica.
Tipos de Sucessão Ecológica. A sucessão ecológica pode ser classificada quanto à natureza do substrato que dá origem ao processo em: sucessão primária e sucessão secundária. Sucessão Primária. A sucessão primária tem início em uma área desabitada.
A sucessão ecológica secundária acontece em áreas que já apresentaram uma comunidade. Nesse caso o que se observa é que aquela área sofreu algum tipo de distúrbio, o que causou a destruição de sua comunidade original. A sucessão secundária leva à recuperação de áreas desmatadas.
A sucessão ecológica pode ser classificada quanto à natureza do substrato que dá origem ao processo em: sucessão primária e sucessão secundária. A sucessão primária tem início em uma área desabitada.
Qual a provável origem das mitocôndrias?
Quantos anagramas podem ser formados com a palavra italiana?
Quais as principais características da escola antropológica evolucionista?
Quais deuses os moabitas adoravam?
Quando brasileiros poderão viajar para Itália?
Quantas fatias rende um bolo de 40 cm?
O que acontece se não cuidar da gordura no fígado?
Qual é o melhor alimento para dar massa muscular?
Que tipo de indústria encontramos na Zona Franca de Manaus?
Qual a relação do Brasil com os Estados Unidos explique?
Como escolher uma escavadeira?
O que significa basalto em português?