Mecanismos da termorregulação Os animais podem ser divididos em endotérmicos e ectotérmicos com base na regulação de sua temperatura. Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente.
Os animais ectotérmicos não produzem calor suficiente para a termorregulação, assim, ajustam suas temperaturas corporais por meio de mecanismos comportamentais. ... Muitos animais ectotérmicos também costumam expor-se ao sol em dias frios para aumentar a temperatura corporal.
Para reagir a situações de frio o organismo também eleva sua produção metabólica de calor, sendo uma forma de elevar a temperatura sem ocorrer calafrios. É um método mais eficiente uma vez que a energia metabolizada é mais concentrada para produção de energia térmica.
Aves e Mamíferos produzem grande quantidade de calor devido a uma intensa alimentação (taxa metabólica 7 a 10 vezes maior do que a dos ectotérmicos). A vantagem - nesse processo a temperatura corpórea é mantida alta e constante, o que favorece a atividade enzimática.
Termorregulação é um termo que, em biologia, refere-se ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, mamíferos e aves). Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogénese) e libertação (termodispersão) do calor orgânico interno.
Homeotérmicos como aves e mamíferos tendem a manter a temperatura constante, mesmo com a variação da temperatura ambiente. Verifica-se em espécies exotérmicas (regulação da temperatura consoante o meio externo), pecilotérmicas ou poiquilotérmicas (maior variabilidade de temperatura), como a generalidade dos lagartos.
Os mamíferos utilizam dois mecanismos para produzir calor: tremores e calor metabólico. As aves utilizam apenas o tremor para produzir calor: os músculos esqueléticos contraem-se um contra os outros em movimentos mínimos sem produzir um comportamento observável, consumindo ATP que é convertido em ADP e calor.
O suor tem a função de carrear água para fora do corpo e como este líquido é um bom condutor de calor, a sua evaporação causa o resfriamento do organismo. Em outros mamíferos, como cães, existe ainda o estimulo de respiração arfante, que amplia a superfície de perda de calor pela língua e cavidade bucal.
Como o comportamento, a anatomia e a fisiologia ajudam os animais no controle da temperatura corporal. Muitos animais regulam sua temperatura corporal através do comportamento, como buscar sol ou sombra ou aconchegando-se para receber calor.
Como curar uma lesão no tornozelo?
O que fazer para ficar mais ligado?
Como tratar Mycoplasma em ratos?
Como a Itália ficou depois da Primeira Guerra Mundial?
Como deixar só um risquinho no WhatsApp?
Como controlar minador de citricos?
Como fazer uma tomada 220V em uma rede 110?
Qual o tratamento para nefrite lúpica?
O que pode ser um líquido no útero?
O que é bom para mordida no lábio?
Como tratar fungo em árvores frutiferas?
Qual o efeito do HCG no organismo?
Como o Ministério Público exerce o controle externo da atividade policial?
Como cadastrar MEI no Conectividade Social?
Como fazer instalação de uma tomada de 3 pinos?
Quantas gotas de BEROTEC pode matar uma pessoa?
Pode pagar INSS e MEI ao mesmo tempo?