O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.
Outra definição interessante vem de Thomas Kilmann em 1992: o conflito começa quando uma das partes entende que a outra a afetou de forma negativa. Esse processa engloba três características: o conflito precisa ser percebido, tem que existir uma interação e tem que haver incompatibilidade entre as partes.
Como lidar com conflitos pessoais
Estrutura: O conflito decorre da necessidade de interdependência grupal (presente em praticamente todas as organizações) entre unidades e/ou subunidades organizacionais. ... Tal gera tensão entre os membros da organização, atraso no processo de produção, baixa da produtividade, entre outras consequências prejudiciais.
A própria situação social e de motivação dos professores, na maioria das escolas, gera conflitos entre estudantes e professores, porque há um estranhamento das características de cada um deles e uma dificuldade de superar as barreiras para uma comunicação eficaz e eficiente.
Um conflito pode surgir de uma pequena diferença de opiniões, podendo se agravar e atingir um nível de hostilidade que denominamos de conflito grave ou destrutivo. A evolução segue as seguintes etapas: 1 – Diálogo: é a etapa inicial, caracteriza-se normalmente pela cordialidade e racionalidade.
Segundo o dicionário, Conflitos são o resultado de uma profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. E, quando estas partes pertencem a nós mesmos surgem os conflitos internos; uma espécie de briga interior que travamos entre nossas razões e emoções mais íntimas e que deflagram sentimentos ruins.
Em geral, os quatro conflitos mais comuns no trabalho têm a seguinte origem: Necessidade de interdependência. Diferenças na forma de trabalhar. Diferenças individuais. Problemas de liderança. Vejamos a fundo cada um deles. 1. Necessidade de interdependência
Quando os conflitos são externos os problemas residem na casa dos relacionamentos interpessoais e na dificuldade do ser humano em manter relações positivas com as pessoas à sua volta. Assim, o embate de ideias; comportamentos; valores e crenças; acaba por minar as relações e prejudicar os resultados profissionais e pessoais da pessoa.
O conflito não deve ser visto apenas como impulsionador de agressões, disputas ou ataques físicos, mas como um processo que começa na nossa percepção e termina com a adoção de uma ação adequada e positiva. Para que a administração do conflito seja correta é importante que sejam conhecidas as suas possíveis causas.
Qual o prazo para pagamento da dívida após o cumprimento?
Por que a organização do trabalho é importante?
Quantos anos de garantia tem os carros da Chevrolet?
Qual pão de forma não tem lactose?
Quais habilidades são desenvolvidas na educação infantil?
Quem é o Zack e quem é o Cody?
O que é cota capital de uma cooperativa?
O que significa 4.000 horas de exibição?
Qual a definição de indeferir?
O que não pode faltar em um escritório de arquitetura?
Qual a importância da força centrípeta para o nosso dia a dia?
Qual é a individualidade mais forte de Boku no Hero?
Qual era a preocupação da primeira geração romântica?
O que é preciso para entrar na academia militar?
Quais os efeitos negativos da canalização de cursos d'água em áreas urbanas e rurais?