No caso da história da filosofia, fala-se em período helenístico para designar os três grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época. São eles: a) Ceticismo, epicurismo e estoicismo.
Principais características da Filosofia Helenística:
- O conhecimento filosófico sai do campo do abstrato (considerado sem utilidade pelos helenístas) e vai para a valorização do propósito moral. - Ganham importância, na formação do conhecimento, a Lógica, a Ética e a Física.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... Esse processo construiu um mundo novo, ecumênico e integrado na Antiguidade que recebeu o nome de Helenismo ou Período Helenístico.
O Período Helenístico foi marcado pela existência de grandes filósofos, afinal, Alexandre era aluno de Aristóteles. Entre os pensadores mais famosos dessa época estão: Zenão de Cítio, Cleantes, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.
A Filosofia Helenística é o nome que se dá ao conjunto de escolas filosóficas que ganharam projeção durante o período do Helenismo. Elas têm em comum principalmente a preocupação com a felicidade e a Ética, um dos temas de Filosofia que mais caem no Enem.
35 curiosidades que você vai gostar
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Os estoicos preconizavam o cultivo da temperança frente à dor e as agruras da vida. O estoicismo floresceu na Grécia, com Cleantes de Assos e Crisipo de Solis, sendo levado a Roma no ano 155 a.C., por Diógenes da Babilônia. Ali, seus continuadores foram Marco Aurélio, Sêneca, Epiteto e Lucano.
Demócrito usou este termo ao afirmar "A felicidade é prazer, bem-estar, harmonia, simetria e ataraxia", mas foram os epicuristas, os céticos e os estoicos que puseram a ataraxia no centro de seu pensamento.
Como ler um livro no Kindle comprado na Amazon?
Como criar um servidor FTP no Windows?
Como conservar acelga por mais tempo?
Como abrir uma loja de cervejas?
O que fazer para evitar doenças ocupacionais?
Como prevenir toxoplasmose em humanos?
É possível ler um livro em 1 dia?
Como ler livros O Guia clássico para a leitura inteligente resumo?
Como evitar candidíase por uso de antibióticos?
Como ter acesso às mensagens do WhatsApp de outra pessoa?
Como gravar áudio no WhatsApp ouvindo música no Spotify IOS?