Estrutura. Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Há aproximadamente 20.000 espécies de platelmintos, as planárias, as tênias e os esquistossomos são os mais populares.
Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).
31 curiosidades que você vai gostar
São triblásticos, pseudocelomados, têm simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca (com lábios ou papilas e dentes ou estiletes), faringe, intestino e ânus (ou cloaca). A maioria deles é dioica, ou seja: possui sexos separados. Dimorfismo sexual é também comum, sendo a fêmea de tamanho maior que o macho.
Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).
Os Nematelmintos são os seres pertencentes ao Filo Nematoda e também podem ser chamados de nematódeos ou nematóides. Do grego, “nematos” é filamento e “helmin” é verme; portanto, são vermes cilíndricos (forma de filamento). Seus principais representantes são Lombrigas, Filárias e Oxiúrus.
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos deles são parasitas.
Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas. São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.
Os platelmintos não têm sistema circulatório. Os nutrientes são distribuídos pelo corpo por difusão na maioria do casos apresenta um sistema que leva a distribuição de todo o fluído pelo corpo, levando dessa forma os nutrientes necessários para a sobrevivência.
Há platelmintos que vivem livremente, em ambientes aquáticos ou em ambientes terrestres úmidos. Um exemplo de animal de vida livre é a planária. A tênia e o esquistossoma são vermes parasitas, ou seja, dependem de um outro ser vivo, denominado hospedeiro, para sobreviver.
Como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: a) planária. b) tênia. c) lombriga.
Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...
Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.
A presença de celoma. O tipo de sustentação. O sistema digestivo.
Morfologia
Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas.
As principais características gerais são:simetria: bilateral;modo de vida: livre ou como parasitas;ambiente em que vivem: tanto na terra quanto na água, além, é claro, do organismo de outros seres;revestimento: por uma cutícula protetora resistente;tipo de célula: eucarionte;embriologia: pseudocelomados.
Características gerais dos artrópodesPossuem corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome, que podem estar fundidos em alguns grupos.Apresentam extremidades articuladas, que se apresentam de formas diversificadas.Possuem exoesqueleto quitinoso, que lhes confere proteção, apresentando músculo estriado em seu interior.
Os nematelmintos podem ser dióicos (com sexos separados), ou monóicos (possuindo ambos os sexos em um único indivíduo, chamado de hermafrodita). Alguns nematóides dióicos apresentam, ainda, dimorfismo sexual, apresentando diferenças anatômicas entre os indivíduos de sexos diferentes.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.
Nem todo platelminto é parasita. Existem vá- rias espécies que vivem livremente e podem ser encontradas na água do mar, na água doce ou no solo úmido. Um exemplo de platelminto de vida livre é a planária. Nas planárias, os ocelos não formam imagens, mas percebem a luminosidade do ambiente.
Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos.
Como unir o anjo da guarda de duas pessoas com vela?
Como ativar o Google Tradutor no teclado do celular?
Para que serve protetor para seio?
Qual a melhor cola para colar madeira com madeira?
Como instalar app externo na Smart TV LG?
Como usar manjerona e manjericão?
Como não perder a qualidade do vídeo no Twitter?
Como usar o Hair Protector Truss?
Como instalar o Hyper-v no Windows 7?
Como usar o Google Tradutor offline?
Como usar o Google Tradutor no tinder?