Podridões de Raízes – Rhizoctonia spp., Fusarium sp., Sclerotium rolfsii, Phytophthora spp. Estão entre as doenças mais importantes no Brasil, sendo causadas por um complexo de fungos de solo, principalmente aqueles citados acima.
São inúmeras as pragas e doenças que acometem a plantação de morangos. Uma das doenças mais conhecidas é a mancha-das-folhas, que normalmente é erradicada com controle químico. Já as doenças fúngicas, como podridão Phytophitora, murcha de Verticilium e flor-preta podem ser combatidas com medidas preventivas.
A botritis ou mofo cinzento (Fig. 3 e 4) é a doença que causa mais perdas no morangueiro. É causada pelo fungo Botrytis cinerea que ataca folhas, flores e frutos e suas estruturas infectivas contaminam rapidamente o plantio.
A melhor maneira de cuidar desse problema é alterando as regas da planta, favorecendo um ambiente mais seco. Caso não seja possível, outra opção é tratar o morangueiro com um fungicida orgânico, como o Captan 50WP e adubo com cobre na composição. Trate a verticilose através da rotação de culturas.
- Eliminar restos de folhas doentes caídas no solo ou substrato. - Usar sistema de rotação de culturas, introduzindo na área, depois do morango, outras culturas que possam dispensar a irrigação, como por exemplo, milho, mandioca, batata-doce, etc. - Lavar e higienizar o material utilizado na propriedade.
40 curiosidades que você vai gostar
Para se livrar das pragas, o produtor de morangos Ranoir limpa a lavoura com água. "A limpeza é feita toda semana. A gente tira folha seca, folha amarela, que tiver uma pinta, tudo, tudo que tiver de sujeira no pé a gente tira.
“Podemos diminuir em até 50% a população de ácaro com o plantio do alho próximo ao morango. Isso reduz bastante o uso de veneno, se o agricultor tiver uma produção convencional”, comenta o pesquisador.
Os sintomas do “vermelhão” nas folhas e nas raízes do morangueiro podem ser ocasionadas por várias deficiências nutricionais, fitoxidez e injúria por herbicida. Por exemplo, deficiência de nitrogênio e de fósforo deixam as folhas avermelhadas.
Os tratamentos azoxystrobin, azoxystrobin + adjuvante, fluazinam, prochloraz e fluazinam + prochloraz destacaram-se como os mais efetivos no controle da flor preta, sendo seme- lhantes entre si e superiores a mancozeb e benomyl. O fungicida prochloraz foi o que proporcionou os melhores níveis de controle de C.
Como seria a vida se não existisse fogo?
Qual o papel da vasodilatação?
Quantas consultas devem ser realizadas no Pré-natal?
Quando surgiu o atendimento educacional especializado no Brasil?
Como são as folhas do pinheiro?
Como o existencialismo explica a transferência do ser?
Qual a frequência da Colica no início da gravidez?
Em que período surgiu a arquitetura?
Como são as formas interrogativa do past perfect?
Como é a vida dos palestinos hoje?
Como conectar o receptor digital na TV digital?
Como se diz lanche da tarde em inglês?