Um dos mais importantes é o sistema imunológico do corpo, e duas de suas principais citocinas são interleucinas e interferons.
Mediadores e reguladores da imunidade inata: produzidos pelos macrófagos e estimulados pelos microorganismos; estimulam ou inibem as reações inflamatórias; TRL, IFN , IL-4 , IL-13 ,IL-1, IL-6, IL-12, IL-16, TNF-alfa, IFN-alfa, INF-ß.
As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.
Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).
Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.
30 curiosidades que você vai gostar
A classificação das citocinas é problemática porque ainda há muito a ser aprendido sobre elas, mas elas podem ser divididas em cinco categorias: interleucinas, interferons, fatores estimuladores de colônias, fatores de necrose tumoral e fatores de crescimento.
Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.
A imunidade adaptativa contra os antígenos virais ocorre com ativação de células TCD8+ que vão exercer citotoxicidade pelo reconhecimento de antígenos virais via MHC classe I nas células alvo, e conseqüente liberação de granzima e de perfurinas com lise das células infectadas e também dos vírus.
Os principais mecanismos de imunidade inata contra os vírus são a inibição da infecção por interferons do tipo I e a destruição das células infectadas mediada pelas células NK.
Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.
Dentre as consideradas pró-inflamatórias, temos as interleucinas (IL) 1, 2, 6, 7 e FNT (fator de necrose tumoral). As anti-inflamatórias são IL-4, IL-10, IL-13 e FTCβ (fator transformador de crescimento β) 2,4.
Outros exemplos de citocinas são: interferons (IFN), fatores estimuladores de colônia (CSF), fatores de necrose tumoral (TNF), fatores de crescimento e quimiocinas (1-3). Os IFNs, por exemplo, agem na limitação da propagação de determinadas infecções virais.
As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.
Os receptores do tipo Toll são uma classe de receptores relacionados à imunidade inata localizados na membrana plasmática ou estruturas endossomais, estão presentes em células endoteliais, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B, além de outros grupos celulares.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
As principais citocinas produzidas pelos subgrupos são: interferon-gama (IFN-γ) pelas células Th1; interleucina-4 (IL-4), interleucina-5 (IL-5) e interleucina-13 (IL-13) pelas células Th2; e interleucina-17 (IL-17) e interleucina-22 (IL-22) pelas células Th17.
Imunidade inata
Barreiras celulares: Endocitam/fagocitam as partículas e microrganismos estranhos, eliminando-os (linfócitos natural killer e leucócitos fagocíticos – neutrófilos, monócitos e macrófagos); Barreira inflamatória: Reação a infecções com danos tecidulares; induzem células fagocitárias para a área afetada.
A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.
O principal mecanismo da imunidade inata contra os patógenos extracelulares é a fagocitose. No entanto, organismos como os helmintos são muito grandes para serem fagocitados, sendo a exocitose (liberação do conteúdo dos grânulos para o exterior) realizada pelos fagócitos.
Resposta Imune. O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
Classificações da Imunidade Adquirida3.1. Passiva.3.2. Ativa.3.3. Humoral.3.4. Celular.
A imunidade ativa é aquela que ocorre quando o próprio corpo do indivíduo produz uma resposta imune, enquanto a passiva é aquela em que o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que seu sistema imunológico seja estimulado.
As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.
Em células B atua como importante fator na mudança de classe para pro-dução de IgA36,37. A IL-6 pode ser produzida por vários tipos ce-lulares, sendo as células B, T e monócitos as prin-cipais fontes. Os estímulos para a sua síntese são IL-1, LPS e TNF.
Os anticorpos são proteínas produzidas por nossas células de defesa que impedem que organismos patogênicos desencadeiem danos ao organismo. Eles são produzidos por um tipo especial de leucócito, o linfócito B (plasmócito, quando maduros), que é produzido pela medula óssea e distribuído pelo corpo via sistema linfático.
Como puxar assunto com desconhecido no WhatsApp?
Como imprimir atestado de antecedentes criminais SP?
Como faço para pagar uma conta atrasada da Vivo?
Como consultar comprovante de pagamento?
Como solicitar o cancelamento de uma declaração de imposto de renda?
Como puxar energia de uma tomada para outra?
O que significa manipulador emocional?
O que aconteceria na 3 Temporada de Salvation?
Como emitir boleto IPVA 2020 go?
Como puxar um bom assunto no WhatsApp?
Como solicitar maquininha da Rede?
Como desbloquear todas as roupas do The Sims 4?