CausasAlterações genéticas.Alterações metabólicas.Problemas endocrinológicos.Causas nutricionais.Reações alérgicas.Causas inflamatórias.Exposição aos raios solares.Estresse psicológico.
Discromias Cutâneas: são modificações da cor da pele causadas pelos mais diversos fatores, entre eles, o excesso de exposição à radiação UV, alterações hormonais, reações alérgicas, alterações genéticas, acidentes mecânicos (queimaduras), entre outros.
As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.
Vários fatores estão envolvidos na etiologia da doença, sendo que a predisposição genética e exposição às radiações solares são os mais comuns. Assim, o conhecimento dos mecanismos envolvidos na melanogênese podem influenciar na descoberta de novas substâncias que possam alterar esses processos.
1) Leucodermias ou Acromias: manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina, respectivamente. Esses sintomas são comuns no albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - popularmente conhecida como pano branco; 2) Hipercromias ou manchas escuras: acontecem devido à produção excessiva de melanina.
30 curiosidades que você vai gostar
Tratamento a laser: é uma ótima opção no tratamento de manchas, a onda de calor exercida sobre a pele corrompe e destrói a melanina.
Não se pega vitiligo; apenas se desenvolve essa doença. O vitiligo é uma condição bastante delicada, porque afeta diretamente a autoestima do paciente. Muitos indivíduos com a doença precisam de um acompanhamento médico feito com psicólogo, para lidar melhor com as mudanças na aparência.
A ideia de se utilizarem os antioxidantes para o clareamento da pele vem da hipótese de que o estresse oxidativo gerado pela radiação UV contribui com a ativação da melanogênese.
Estudo sobre o clareamento total da pele facial mostrou um clareamento em 68% dos pacientes. Supressão da formação de melanina em tirosinase purificada e em melanócitos. ... Redução em mRNA de tirosinase e expressão proteica concomitante com a inibição da melanogênese.
Os agentes despigmentantes ou hipopigmentantes são capazes de alterar a pigmentação da pele, atuando sobre os melanócitos, nas diversas etapas da melanogênese e/ou na transferência da melanina para os queratinócitos das seguintes formas: ... Pela alteração química da melanina.
A Luz Intensa Pulsada é uma das melhores tecnologias existentes no mercado para tratar manchas de pele. Os feixes de luz atingem os cromóforos e células fotossensíveis a luz. O tecido lesionado pela Luz Intensa consegue estimular as células de colágeno para clarear e destruir a mancha escura.
Hipercromia na região periocular, mais frequente em mulheres morenas. O tratamento é estético com tópicos, alguns lasers e luz intensa pulsada. É caracterizada por pigmentação reticulada da pele, mucosa oral e conjuntival ou por pigmentação linear deltoidea e nos braços. Não necessita de tratamento.
Podemos prevenir o aparecimento de hipercromia utilizando o protetor solar e evitando a exposição excessiva ao sol, utilizando antioxidantes tópicos ou orais, cuidando da alimentação para evitar inflamação das nossas células, evitar o estresse para não gerar radicais livres e estresse oxidativo das células.
Discromia consiste em um termo médico utilizado para descrever anomalia ou alteração na pigmentação da pele. Classifica-se a discromia em dois tipos: hipodromia e hipercromia.
[ Farmácia, Medicina ] Diz-se de ou substância que reduz ou bloqueia a produção de melanina (ex.: creme despigmentante; recomenda-se um despigmentante para peles sensíveis).
Pode ser tratado com aplicação local de ácidos e despigmentantes, sendo fundamental o uso de protetores solares durante e após o tratamento estético. As manchas de pele podem ser causadas por fatores de fundo emocional, hormonal, medicamentoso, cosmético ou solar.
O Clareador Cutâneo da Skinscience é um creme facial de uso diário para clarear melasma e manchas causadas pelo sol. Com fórmula leve e não comedogênica (não provoca cravos e espinhas), ele uniformiza a tonalidade da pele e ilumina naturalmente. Deve ser usado durante a noite.
– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.
Peelings. Peelings químicos são eficazes no tratamento de hiperpigmentações cutâneas como o melasma. Peelings superficiais como ácido salicílico, solução de Jessner (ácido salicílico, ácido lático e ressorcina) ou ácido glicólico são reconhecidos por sua propriedade de clarear a pele com o menor risco de complicações.
ÁCIDO OCTADECENEDIOICO: ativo anti-manchas e iluminador extraído do girassol. Revolucionário ativo despigmentante que clareia as manchas e zonas hiperpigmentadas e ilumina o rosto. O seu inovador modo de ação atua: - No NÚCLEO DO MELANÓCITO: regulando a pigmentação genética clareando a coloração natural do rosto.
Vitiligo localizado
Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.
Sabe-se que alguns fatores associados desencadeiam ou pioram o quadro. Entre eles, destacam-se traumas e distúrbios emocionais importantes. Em vista disso, o acompanhamento psicoterápico pode ajudar no tratamento. Drauzio – O impacto que as lesões do vitiligo provoca nos portadores da doença é muito grande.
Os mais promissores foram dois medicamentos já comercializados para outras doenças, o tofacitinibe e o ruxolitinibe, usados em combinação com um dos mais antigos tratamentos de vitiligo: exposição direcionada a uma faixa estreita de luz ultravioleta B, os raios que causam bronzeamento e queimaduras solares.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
A heterocromia também pode ser adquirida, ou seja, outras causas podem levar à alteração da melanina dos olhos após o nascimento: traumas, sangramento ocular, lesão ou cirurgia nos olhos, presença de corpo estranho, diabetes mellitus, glaucoma e alguns medicamentos utilizados em seu tratamento, entre outros.
Quais os marcos mais importantes que fazem parte do processo histórico da saúde pública no Brasil?
Quais são os efeitos do controle concentrado?
Qual a diferença entre método analítico e sintético?
Qual o valor da contribuição do INSS 2021?
Quais as dificuldades mais frequentes na inclusão digital nos dias atuais?
O que é a linguagem técnica e científica?
Qual a história das tranças Box Braids?
Qual a importância dos minerais na natureza?
Quais são os engenheiros mais bem pagos?
Para que serve a hospedagem de um site?
São exemplos de direitos sociais?
Qual o prazo para realizar a citação?
Quem está amamentando pode usar o gel redutor Hinode?
Como bloquear o número de alguém na Claro?
Qual é o continente que mais sofre com a escassez de água?
Qual o poder de um vampiro original?
Como funciona uma investigação do Ministério Público?