Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.
Nos primórdios da civilização humana, a violência foi praticada como uma forma de sobrevivência frente às adversidades impostas pelo ambiente. Para sobreviver, o homem tinha que subtrair alimentos da natureza através da coleta e da caça.
O SIM, que mostra os dados de homicídio, aponta que os homens foram vítimas de 92% dos assassinatos no Brasil em 2016, mas os homens negros foram 68% de todas as vítimas. Entre as mulheres, o componente de raça também se destaca: negras são 64% das vítimas de assassinatos entre as mulheres.
Vários fatores contribuem para que a violência no Brasil esteja nessa situação tão crítica. Entre eles, destacam-se: A grande desigualdade social provocada pela má distribuição da renda; ... Deficiências no controle do porte de armas, o que pode ampliar as consequências da violência.
A palavra “violência” deriva do latim “violentia”, que tem como significado a “impetuosidade; a violação de direitos que são pertinentes a todos os cidadãos. ... A ausência de limites, de educação, de respeito são causas que contribuem e muito para uma sociedade violenta.
Na da Idade Média os conflitos se configuravam, grosso modo, por meio dos duelos medievais entre os guerreiros, oportunistas e ladrões. No Antigo Regime a formas mais evidentes de manifestações da violência era através dos suplícios, que objetivavam punir o corpo.
No Brasil, a violência é um fenômeno sócio-histórico, fundante e estrutural na nossa constituição social.
Em se tratando de Brasil a luta contra a violência ao longo do tempo tem alcançado avanços e retrocessos, em nível institucional e governamental. Vários serviços de proteção foram criados e fechados; as leis são retrógradas e várias mudanças pretendidas não lograram êxitos.
O Mapa da Violência organizado pelo Fórum de Segurança da ONU aponta que houve 59.080 homicídios, no Brasil, em 2015. O mesmo mapa aponta que 54,1% das vítimas de homicídio eram jovens de 15 a 24 anos de idade em 2015.
Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo. A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira.
Como funciona a patente de uma marca?
Como dormir com pomada no rosto?
Quem é pré diabético pode comer mamão?
Quais os sintomas de gasolina ruim?
Para que serve retardador Vinilico?
Como ver extrato antigo no app Itaú?
Para que serve colágeno tipo 2?
Como faço para evoluir o Eevee no Pokémon GO?
Quantos cavalos tem o motor da Amarok 2013?
Pode dar NexGard para filhotes?
Quanto cobra um inventariante?
Qual vestibulares mais parecidos com o Enem?
Quais animais são utilizados no controle biológico?
Como dizer não educadamente exemplos?