Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.
Nos primórdios da civilização humana, a violência foi praticada como uma forma de sobrevivência frente às adversidades impostas pelo ambiente. Para sobreviver, o homem tinha que subtrair alimentos da natureza através da coleta e da caça.
O SIM, que mostra os dados de homicídio, aponta que os homens foram vítimas de 92% dos assassinatos no Brasil em 2016, mas os homens negros foram 68% de todas as vítimas. Entre as mulheres, o componente de raça também se destaca: negras são 64% das vítimas de assassinatos entre as mulheres.
Vários fatores contribuem para que a violência no Brasil esteja nessa situação tão crítica. Entre eles, destacam-se: A grande desigualdade social provocada pela má distribuição da renda; ... Deficiências no controle do porte de armas, o que pode ampliar as consequências da violência.
A palavra “violência” deriva do latim “violentia”, que tem como significado a “impetuosidade; a violação de direitos que são pertinentes a todos os cidadãos. ... A ausência de limites, de educação, de respeito são causas que contribuem e muito para uma sociedade violenta.
Na da Idade Média os conflitos se configuravam, grosso modo, por meio dos duelos medievais entre os guerreiros, oportunistas e ladrões. No Antigo Regime a formas mais evidentes de manifestações da violência era através dos suplícios, que objetivavam punir o corpo.
No Brasil, a violência é um fenômeno sócio-histórico, fundante e estrutural na nossa constituição social.
Em se tratando de Brasil a luta contra a violência ao longo do tempo tem alcançado avanços e retrocessos, em nível institucional e governamental. Vários serviços de proteção foram criados e fechados; as leis são retrógradas e várias mudanças pretendidas não lograram êxitos.
O Mapa da Violência organizado pelo Fórum de Segurança da ONU aponta que houve 59.080 homicídios, no Brasil, em 2015. O mesmo mapa aponta que 54,1% das vítimas de homicídio eram jovens de 15 a 24 anos de idade em 2015.
Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo. A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira.
Qual era o nome da religião grega e romana?
Quanto custa uma rede de fibra óptica?
Como descobrir a posição do sol?
Quais os órgãos do sistema de segurança pública?
Quantos parágrafos tem o artigo 5 da CF?
Quanto ganha um militar voluntário da Marinha?
Qual é o filme mais curto da história?
Como são classificadas as colheitadeiras?
Quem tem pressão alta pode tomar naproxeno?
O que causa transtorno conversivo?
O que é preciso para ser gerente de loja?
Quem tem legitimidade para propor ação de internação compulsória?
O que se entende por hipermodernidade Para Lipovetsky?
Como imprimir Darf previdenciário?