A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
Principais características do Indianismo:
Ele é o representante dos valores puros da natureza, em contraposição aos vícios e defeitos do homem branco moderno (daquele período). - O índio brasileiro é apresentado e defendido como sendo um representante da identidade nacional, sendo, portanto, um “verdadeiro brasileiro”.
As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. ... Com a obra de José de Alencar o indianismo romântico é expressão do épico associado ao lírico em dimensões míticas.
42 curiosidades que você vai gostar
Significado de Indianismo
Modismo de língua indiana; palavra indiana introduzida em outra língua. Simpatia pelos índios americanos. Feição própria do Romantismo brasileiro que valorizou e exaltou o índio, aproveitando na literatura tudo que lhe diz respeito: Gonçalves Dias e Alencar cultivaram o indianismo brasileiro.
Chamamos de Indianismo a corrente romântica de valorização do índio que se viu na literatura brasileira. A presença do índio como herói é vista desde a literatura colonial, mas foi no Romantismo que essa concepção se sobressaiu e marcou a nacionalidade brasileira. Desde o Quinhentismo o índio é tema literário.
Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.
A primeira geração romântica no Brasil teve como principais características o nacionalismo e o indianismo. Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade. b) Indianismo. c) Nacionalismo ufanista.
Principais Autores e Obras
Gonçalves Dias (1823-1864), obras: I-Juca- Pirama (1851), Os Timbiras (1857), Canção do Tamoio. José de Alencar (1829-1877), obras: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).
Os romances indianistas sempre destacavam o choque entre as culturas: entre o índio, elemento nativo e “selvagem” e o homem branco, ou seja, colonizador, provindo do continente europeu. As principais obras indianistas foram escritas pelo principal autor da prosa romântica: José de Alencar.
A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo. O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte.
Explora o nacionalismo literário, já encontrado no Indianismo, mas diferente das demais correntes do romantismo, não sofre as influências europeias. É fruto da tomada de consciência dos valores específicos da cultura brasileira, está ligado às particularidades de grupos sociais em suas diferentes regiões.
Os indígenas e o romance indianista
Peri, Iracema, Jaguarê, Poti vivem nas matas brasileiras e, por meio de seus gestos nobres, participam do processo de “nascimento” do Brasil.
O romance realista é de carácter documental, procurando fazer o retrato de uma época, dando conta dos espaços sociais, normalmente da burguesia. É isso que se observa n Os Maias de Eça de Queirós e que se depreende desde o início com o subtítulo "Episódios da Vida Romântica".
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
Principais obrasO gaúcho (1870), O tronco do ipê (1871), Til (1871) e O sertanejo (1875), de José de Alencar;Inocência (1872), de Visconde de Taunay;O Cabeleira (1876), de Franklin Távora;A escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães;Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis.
O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que consagrou grandes nomes de nossa literatura. O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Sugere, ainda, que o indianismo romântico no Brasil se desdobrou em duas orientações: uma delas, majoritária, viu na chegada dos europeus à América um encontro providencial entre povos; a outra, no entanto, interpreta o mesmo evento histórico como um choque trágico de civilizações.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. José de Alencar foi um dos principais autores indianistas e suas obras servem como um bom exemplo de como os autores desse período enxergavam os índios.
O índio, nesse poema de Gonçalves Dias e nas demais obras do indianismo romântico brasileiro, é representado segundo técnica literária realista, por meio da qual se pretende revelar o índio como legítimo dono das terras e da identidade cultural do país.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.
Características do romance urbano
O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.
José de Alencar fez parte da 1ª geração de românticos no Brasil, sendo o maior nome da prosa indianista, temática de cunho nacionalista, que recebe o nome pela idealização da figura do indígena, tratada como herói nacional.
Como descobrir o E-mail do Nubank?
Como saber se um felino está com algum tipo de câncer?
Como saber se um gato branco e albino?
Como recuperar o GRUB no Debian 10?
Quais os sintomas de alergia a pimenta?
Como recuperar os banco MySQL?
Como saber se o extintor está cheio?
O que eu uso para remover o cromo de rodas?
Como recuperar APP de outro celular?
Quanto vale um filhote de cachorro salsicha?
Como ver histórico do Messenger?
Como saber se o bezerro é bom ou não?
Como ver boletos gerados no meu CPF?
Como saber se o i9s está carregado?
Como jogar Minecraft com outras pessoas no celular?
Como saber se o seu gato foi envenenado?
O que não pode comer à noite para não engordar?
O que acontece se vazar o fluido de freio?