Quais as principais características do crime de condescendência criminosa?

Pergunta de Iris Cristiana Teixeira Pacheco em 27-05-2022
(14 votos)

É um dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração. Consiste em deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

Qual a diferença entre os crimes de prevaricação e condescendência criminosa?

Na condescendência criminosa, o agente deixa de praticar o ato (responsabilizar subordinado) por INDULGÊNCIA. Na prevaricação, o agente deixa de praticar o ato para satisfazer INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL. Na corrupção passiva privilegiada, deixa-se de praticar o ato A PEDIDO OU INFLUÊNCIA de outrem.


O que caracteriza a corrupção ativa?

É oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou beneficio. O crime é cometido por particular que não é funcionário publico. Quando a vantagem é exigida funcionário publico a outro, trata-se de outro tipo de crime, a concussão.

Qual é o artigo 321?

321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: Pena - detenção, de um a três meses, ou multa. Parágrafo único - Se o interesse é ilegítimo: Pena - detenção, de três meses a um ano, além da multa.

O que é peculato exemplo?

A definição dessa categoria está relacionada ao furto, que é quando o servidor público furta algo para proveito próprio ou alheio, também por conta das facilidades do seu cargo. Então, por exemplo, se o funcionário subtrair um computador para si, ele está praticando o peculato-furto.

Condescendência criminosa (art. 320 do Código Penal)


41 curiosidades que você vai gostar

O que é um crime de peculato?

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

Qual a diferença entre roubo e peculato?

Por exemplo, roubar um item do almoxarifado do órgão onde trabalha. O peculato culposo ocorre quando o servidor comete erros que permitem que outra pessoa roube o bem que estava em sua posse por conta do cargo (exemplo: um policial que cuida de armas e por um descuido deixa elas desprotegidas, permitindo o roubo).

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O que é crime de tráfico de influência?

Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. Pena - Reclusão, de dois a cinco anos, e multa.



Outras questões

O que é serviço público compulsório?

O que é junta seca em porcelanato?

O que é o ritmo em corrida?

Quando surgiu a atividade física?

Onde consultar o Auxílio Brasil?

Quanto ganha um professor concursado do Estado?

Como comprovar locação?

Quais os tipos de ingressos do Lollapalooza?

Como pronunciar o nome Kaléo?

Como usar os 150 do Google Ads?

O que fazer se o correio não entrega?

Como se chama o desenhista de quadrinhos?

Quais são as 3 características do predicado verbo-nominal?

O que fazer para oferecer educação básica de qualidade para todos?

Quem matou a lua superior 1?

Quem passa em primeiro lugar na PUCRS ganha bolsa?

Porque o queijo mofa na geladeira?

Quais são os três fatores ligados à produção agrícola?

São Cipriano para ganhar muito dinheiro?

Como limpar os olhos após cirurgia de catarata?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com