A administração científica segue um padrão que vigora até os dias atuais e se baseia em cinco princípios fundamentais para a manutenção do modelo. São eles: planejamento, seleção e preparo, controle, execução e singularização das funções.
A teoria da administração científica se concentrou em melhorar a eficiência de cada indivíduo dentro da organização. A principal ênfase é aumentar a produção através do uso de tecnologia. Assim, os seres humanos são considerados apenas auxiliares das máquinas durante as tarefas rotineiras.
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
Por isso, entre as características de um bom profissional de Administração está gerenciar e liderar pessoas. Isso significa saber delegar funções, administrar conflitos, ser flexível e empático, exercitar a escuta ativa e reconhecer o esforço do time.
As principais características desse modo de organização estão relacionadas com a maximização da produção atrelada ao máximo aproveitamento da mão de obra e com o surgimento da gerência científica.
44 curiosidades que você vai gostar
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.
A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
O objetivo principal da administração é maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma que um maior número de pessoas possa ser beneficiado. A administração é uma ciência social e só tem sentido se trouxer melhoria a vida comunitária.
O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.
Taylor propôs o estudo dos tempos e movimentos para melhorar a eficiência dos operários; dividiu as atividades complexas, dividindo-as; isso facilitou a racionalização e padronização. Os incentivos salariais e prêmios motivariam os colaboradores, surgindo o termo homo economicus.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Uma das principais características dessa teoria estabelecida por Henry Fayol era a divisão do trabalho em órgãos, não havia uma preocupação da divisão individual, mas sim organizacional.
São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção. Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.
Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?Treinamento e desenvolvimento. ... Motivação. ... Trabalho em equipe. ... Comunicação.
As principais características do Taylorismo são:Substituição do método empírico pelo o método científico na administração;Divisão e hierarquização das tarefas;Aumento de salários e diminuição de horas de trabalho;Dinâmica de promoção e gratificação do trabalhador;Criação dos postos de gerência;
Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.
O objetivo principal da escola da administração científica possui ênfase nas tarefas e atividades. A alcunha "científica" veio devido à tentativa de se aplicar métodos científicos (observação e mensuração) nas soluções dos problemas administrativos da época, a fim de se aumentar a eficiência e eficácia industrial.
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Henri Fayol fez uma grande contribuição ao papel gerencial, através de sua própria experiência em uma empresa de metalurgia, colocando em prática grandes experiências. Criou um sistema para otimizar a gerência dando a cada gerente seus deveres.
Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por FAYOL foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da ...
Os estudos de Fayol também pautam a organização dos processos e trabalho em equipe, disseminando a importância de investir em fatores como divisão de tarefas, responsabilidade e disciplina.
Como Usar fone de celular no PC como microfone e fone?
Como colocar frete grátis no Mercado Pago?
Como funciona o for no JavaScript?
Como fazer o chá de gergelim para emagrecer?
Como tomar o gengibre em pó para emagrecer?
Qual o prazo para dar entrada no seguro desemprego por ata judicial?
Quais são as principais causas do câncer bucal?
Como aumentar o tom de uma música?
Como suplementar vitamina B12 nutricionista?
Como superar a Ex-melhor amiga?
Como superar o desemprego no Brasil nos dias atuais?
Quando a amizade não é correspondida?