Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". ... Ou seja, um dos fundamentos dessa área filosófica é entender o mundo por meio da percepção, por meios dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.
A arte sempre esteve presente na vida do ser humano. ... Pode se dizer que a arte, por ser muito ligado aos sentimentos e individualidades, está muito relacionada à filosofia. Na filosofia, o estudo da natureza de beleza, o estudo daquilo que é belo é conhecido como estética.
O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. ... Ao longo da história, a Estética, enquanto ramo da Filosofia, tentou várias vezes explicar o conceito de belo.
A arte permite uma comunicação com os homens no decorrer do movimento histórico, pois nela está imbricada a objetividade do trabalho humano, com a sensibilidade estética e a consciência social, formando uma nova realidade.
É uma confecção humana, percebida pelos sentidos e pela razão do homem, como ser social, político e histórico. A questão da modernidade é controvertida e eminentemente contemporânea e que envolve questões filosóficas da interpretação da verdade, as sociedade, da arte e da cultura.
A Grécia e a beleza ideal Foi no período de ascensão de Atenas, no século V a.C., que os gregos passaram a ter uma percepção mais clara do belo estético. ... O corpo humano belo era aquele que mostrava harmonia e proporção entre as partes. Beleza passou a ser identificada com proporção.
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção.
O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).
Estética é um termo originário da língua grega, mais especificamente da palavra aisthésis; tem como significado o ato de perceber, de notar. É um ramo da filosofia denominado filosofia da arte que estuda a essência da beleza ou do que é belo, seja natural ou artístico, e a base da arte. A estética também estuda o sentimento que as coisas belas ...
Para Aristóteles e Platão, a estética era estudada e fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. [2] Na Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramos ...
A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade. Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento. Hoje, é compreendida como o estudo das formas de arte, dos processos de criação de obras (de arte) e em suas relações sociais, éticas e políticas.
Mas, foi por volta de 1750, que o filósofo Alexander Baumgarten (1714-1762) utilizou e definiu o termo "estética" como sendo uma área do conhecimento obtida através dos sentidos (conhecimento sensível). A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade.
Qual o prazo de validade de uma curatela?
Qual a rotina do setor de patrimônio?
Qual o melhor bot de música do Discord?
O que o perito médico judicial faz?
Como fazer a roupa secar mais rapido no frio?
Quais esportes são inclusivos?
Como podemos compreender a saúde financeira de uma empresa?
Quem foi o criador do Clã Uchiha?
O que é dress code na empresa?
O que precisa saber para ser assistente social?
Quais os tipos de intervenções artísticas?
Qual a diferença entre os tipos de disjuntores?
O que fazer no rio de janeiro com chuva?