Embora apresente uma importância a nível mundial, a Amazônia sofre constantes ameaças em razão das ações antrópicas, a saber:Queimadas;Desmatamento, seja para extração de madeira, seja para a abertura de áreas para a agropecuária;Mineração;Biopirataria;Construção de obras de infraestrutura, como as hidrelétricas.
São vários os motivos que levam à acelerada degradação na Amazônia. A exploração desordenada de seus recursos, principalmente de madeira, a expansão da agropecuária e o garimpo vêm aumentando as áreas desmatadas. O processo de desmatamento acarreta consequências negativas, como a diminuição da biodiversidade.
O desmatamento na Amazônia é um dos problemas ambientais mais graves do Brasil e que afeta diretamente esse bioma. Desde 2012 ele tem voltado a aumentar e as principais causas estão relacionadas com o aumento das fronteiras agropastoris, a falta de políticas públicas ambientais mais eficazes e de fiscalização do local.
A principal causa do desmatamento da amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo, que visa dinamizar a economia da região norte, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente ...
São eles: Desmatamento: desmatamento com solo exposto, desmatamento com vegetação e mineração. Degradação: degradação, cicatriz de incêndio florestal.
28 curiosidades que você vai gostar
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Agravamento do efeito estufa e aquecimento global: durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono da atmosfera, o que agrava estes dois fenômenos; Problemas respiratórios: o aumento de monóxido de carbono no ar causa doenças respiratórias na população; Entre outros.
Em junho de 2021, a Amazônia Legal registrou 1.061,88 km². De junho para julho, o crescimento na área degradada foi de 33,4%. Até então, o mês em 2021 com o maior desmatamento registrado foi maio. Do território afetado neste ano, 1.391 km² – ou seja, 27,6% – foram contabilizados em maio.
As queimadas na Amazônia têm relação direta com o desmatamento, afirmam especialistas ouvidos pelo G1. O fogo é parte da estratégia de "limpeza" do solo que foi desmatado para posteriormente ser usado na pecuária ou no plantio. É o chamado "ciclo de desmatamento da Amazônia".
Como fazer a câmera do notebook funcionar?
Como resolver erro falha na rede?
Como desbloquear o acesso remoto?
O que vale mais um tratado ou uma lei interna?
Como fazer o acesso pessoal do iPhone não desligar sozinho?
Como resolver problema de conexão com servidor?
Como resolver o erro C++ Runtime?
Como liberar o Sub-zero no Mortal Kombat?
Qual a solução para resolver os conflitos?
Como fazer uma ficha técnica de uma obra de arte?
Como levantar a Auto-estima das pessoas?
Porque o Facebook não está funcionando?
Como limpar disco cheio do PC?
Como resolver o problema do cliente e encantar no primeiro contato?
Como usar o especial do Mortal Kombat 9?
Qual é a importância da saúde pública no Brasil?