Famílias grandes, com bisavós, avós, pai, mãe, filhos, netos e bisnetos. Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte da nossa vida: pai, mãe e irmãos, mas acontece que, além deles, existem os avós, os tios e os primos, que recebem o nome de parentes.
O PAI, A MÃE, OS FILHOS FORMAM UMA FAMÍLIA. OS AVÓS, OS TIOS, OS PRIMOS, TAMBÉM FAZEM PARTE DA FAMÍLIA. ELES SÃO OS NOSSOS PARENTES. A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO DE PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS, ESSE GRUPO FORMA A COMUNIDADE FAMILIAR.
A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.
No cenário educativo, a família tem como principais funções as de manutenção, estimulação, estruturação e controle. As três primeiras promovem respectivamente a actividade biológica/física, a cognitiva7atencional e a social/emocional do indivíduo em desenvolvimento.
A nossa família são as pessoas que nos acompanham na jornada e faz cada suspiro ser mais valioso que qualquer bem material! Não é o que nós temos na vida, mas quem nós temos em nossas vidas que importa.
30 curiosidades que você vai gostar
Aprendemos também que a família é a instituição que alicerça a vida na sociedade e, quando se reveste das características de uma Igreja doméstica, lugar de comunicação e de encontro com Deus, a família é manancial de vida, um saudável ambiente da vivência da fé e fonte de transmissão do mistério de Deus.
Família é uma coisa, ser parente é outra. Identifico uma diferença fundamental. Amigos podem ser mais irmãos do que os irmãos ou mais mães do que as mães. Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos.
A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções primordiais, as quais podem ser agrupadas em três categorias que estão intimamente relacionadas: funções biológicas (sobrevivência do indivíduo), psicológicas e sociais (Osório, 1996).
Numa família de funções, cada membro tem o seu próprio valor para um ou mais parâmetros. Ao introduzir os parâmetros como listas, pode utilizar uma única expressão para representar graficamente uma família constituída por um máximo de 16 funções.
Além destas, a família também é entendida como uma instituição social. De fato, ela é a principal fonte de socialização do indivíduo ao ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais (LASCH, 1991).
Uma família é formada por duas ou mais pessoas que são ligadas por laços biológicos, de adoção, casamento ou forte vínculo emocional. As famílias podem ser muito diferentes umas das outras, mas os membros de uma mesma família geralmente se tratam com amor e cuidam uns dos outros.
Significado de Familiares
substantivo masculino plural Pessoas que fazem parte de uma família; parentes. Quem se considera ou é considerado como integrante, como parte da família. adjetivo Que pertence a uma mesma família: tradições familiares.
Mesmo com toda essa diversidade podemos citar algumas características que as famílias atuais vem apresentando em comum como, a diminuição do número de membros, de casamentos religiosos, aumento na participação feminina no mercado de trabalho, participação de vários membros da família em sua econômia, o chefe da família ...
O primeiro requisito para que seres humanos em geral, sejam da mesma família ou não, se relacionem de maneira positiva é o diálogo. Sem ele, um não tem como conhecer o outro, saber o que o deixa feliz, triste, desapontado, surpreso. É através da conversa que se torna possível entender quem é o outro e aprender com ele.
A família pode ser vista como unidade de reprodução econômica: pais sustentam filhos e idosos, e serão por sua vez sustentados.
Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.
Os parentes em linha reta são os ascendentes (pais, avós, bisavós, tataravós) e os descendentes (filhos, netos, bisnetos). Os parentes colaterais ou transversais são aqueles que provenientes do mesmo tronco[1], mas não descendem um do outro.
Deus criou as famílias para que possamos encontrar a felicidade, aprender em um ambiente amoroso e nos preparar para a vida eterna juntos.
Deus criou a família para vivermos num ambiente de amor e perfeição. A pedagogia da criação do homem ensina a maior verdade existencial.
A Escritura Sagrada revela que o nosso único e verdadeiro Deus é Triuno. Ele revela-se em família: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Tendo esta verdade diante dos nossos olhos, podemos afirmar que não apenas a família foi criada por Deus, mas, também, que ela tem a impressão da Trindade.
É uma união de pessoas que partilham um projecto de vida comum que pretendem duradouro, onde se geram fortes sentimentos de pertença ao grupo, existe um compromisso pessoal entre os seus membros e se estabelecem intensas relações de intimidade, reciprocidade e dependência.
Assim, uma família moderna pode ser constituída pelos pais com filhos adotados e próprios, formada por pais que adotam os filhos da outra parte e mantém uma boa relação com os seus ex, etc. Embora se possam encontrar famílias modernas em todos os âmbitos, o mais habitual é residirem em cidades.
O novo código reconhece que a família abrange as unidades familiares formadas pelo casamento civil ou religioso, união estável ou comunidade formada por qualquer dos pais ou descendentes, ou mãe solteira.
Os diferentes tipos de família estão relacionados à oficialização ou não da união de casais (matrimonial e informal), à presença ou não de um dos pais (monoparental e anaparental) e a outros fatores que influenciam essa organização. A família é entendida como um grupo de pessoas unido por um laço afetivo.
Como se escreve: família ou familia? Como citado, as paroxítonas terminadas em ditongo, isto é, o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (como IA, no fim de “família”), são acentuadas. Por isso, “família” recebe acento, do mesmo modo que “história”, “série”, “glória”.
O que é um consumidor consciente?
Quais são os transporte ferroviário?
Como proteger o cromado da ferrugem?
Quando aplicar a escala de Morse?
O que significa Acordo de Nível de Serviço?
Quais são os 4 elementos fundamentais na estratégia empresarial?
Como saber a data de aferição de um radar?
Como alinhar elementos verticalmente?
Como desinchar as mucosas nasais?
Qual a distância do rejunte porcelanato?
Qual o tempo de carência para receber o seguro desemprego novamente?
Como e onde viviam os árabes antes da criação do islamismo?
Onde fica o coração do jacaré?
O que é extinção em psicologia?
Quando é necessário fazer reciclagem CNH?