Para transformar uma frase nominal em frase verbal devemos acrescentar um verbo a frase nominal. Exemplos de frases nominais são as de números 1, 2, 3 e 4. Exemplos de frases verbais são as 5, 6, 7 e 8: Atenção, menino!
Para converter uma frase verbal em nominal, é necessário reescrevê-la de modo que elimine a necessidade do verbo, porém mantendo o significado do enunciado. Por exemplo, a frase “O homem caminhava na praça” torna-se: * A caminhada do homem na praça.
Exemplos de verbos subentendidos: (verbo fazer subentendido: Faça silêncio!) Boa noite! (verbo ter subentendido: Tenha uma boa noite!)
Frases verbais são frases que contêm verbos. Podem ser constituídas por uma ou mais orações, ou seja, por um ou mais verbos. Uma frase é um enunciado que apresenta um significado completo, sendo considerada a unidade mínima da comunicação linguística.
Também não há a necessidade da presença verbal como em “Que pena!”. Elas poderão ser afirmativas, se afirmarem algo, ou negativas, se negarem algo.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
A frase nominal não é constituída por verbo. Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo. ... Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! ... Frase Verbal: é a frase construída com verbo.
O que carregar em uma nécessaire para ir à escola?
O que é ação monitória fundada em cheque prescrito?
Como é a respiração dos peixes em geral?
O que devo comer para aumentar a ferritina?
O que são palavras compostas por justaposição?
Quais são os principais fundamentos da capoeira?
O que significa a cláusula à ordem?