Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?

Pergunta de Matheus Nelson Batista em 27-05-2022
(68 votos)

Dentre as lesões periapicais inflamatórias crônicas mais comuns, estão os granulomas periapicais (GPs), os cistos radiculares (CRs) e os cistos periapicais residuais (CPRs).

Quais os tipos de lesões periapicais?

Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.


O que é uma lesão periapical?

Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .

O que é lesões periapicais crônicas?

O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.

Como tratar lesão periapical?

Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.

Aspectos radiográficos das doenças da polpa e do periápice


17 curiosidades que você vai gostar

O que é uma lesão cariosa?

A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Como tratar um granuloma periapical?

De acordo com a lesão periapical do tipo granuloma, é a realizado o tratamento Endodôntico em primeira escolha. A partir desse tratamento, o canal preparado é preenchido com medicações do tipo Hidróxido de Cálcio que irá irradiar os agentes agressores, sendo eles bactérias presentes no sistema radicular infectado.

Qual o tratamento para periodontite apical crônica?

O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.

O que é periodontite apical crônica?

A periodontite apical crônica (PAC) é uma doença com progressão lenta e geralmente assintomática- nos tecidos que envolve o ápice dentário¹. A prin- cipal causa dessa patologia é a presença de bac- térias que infectam o tecido pulpar levando este à necrose.



Outras questões

Como ser bem avaliado na Uber?

Qual o salário de um secretário parlamentar?

Por que devemos ser solidários com as pessoas?

Como identificar o driver da minha impressora?

Como colocar vídeos no Power Point 2010?

Como ser uma mãe mais organizada?

O que torna uma pessoa boa?

Tem que instalar Windows no SSD?

Onde comprar Bio Extratus para revenda?

Qual é a função da mãe pequena na umbanda?

Como funciona para ser vendedor da Hinode?

Quanto ganha uma costureira autônoma?

Como ser voluntário no Hospital do amor?

Como ser revendedor de produtos da China?

Como se tornar um semideus?

Como instalar os drivers do Windows 10 depois de formatar?

Como induzir parto de vacas?

Como instalar o Windows junto com o Ubuntu?

Para que serve o relógio medidor de energia?

Que hipóteses nosso Código Civil acolhe de desconsideração da personalidade jurídica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com