Dentre as lesões periapicais inflamatórias crônicas mais comuns, estão os granulomas periapicais (GPs), os cistos radiculares (CRs) e os cistos periapicais residuais (CPRs).
Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.
Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .
O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.
Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.
17 curiosidades que você vai gostar
A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
De acordo com a lesão periapical do tipo granuloma, é a realizado o tratamento Endodôntico em primeira escolha. A partir desse tratamento, o canal preparado é preenchido com medicações do tipo Hidróxido de Cálcio que irá irradiar os agentes agressores, sendo eles bactérias presentes no sistema radicular infectado.
O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.
A periodontite apical crônica (PAC) é uma doença com progressão lenta e geralmente assintomática- nos tecidos que envolve o ápice dentário¹. A prin- cipal causa dessa patologia é a presença de bac- térias que infectam o tecido pulpar levando este à necrose.
O que significa a palavra contivessem?
Quando começa a dilatação Quanto tempo demora?
Qual o órgão que fiscaliza a Enel?
Qual o personagem mais odiado de One Piece?
Quantos ml tem um copo americano Nadir?
Quais as características de uma sessão de fotos lifestyle?
O que fazer em um dia em Holambra?
Quantas horas é considerado jejum intermitente?
Como fazer o trema no teclado americano?
O que causa a quebra do balancim?
Porque a gravidez silenciosa acontece?
O que é pior para a saúde açúcar ou gordura?
Como imprimir DARF em atraso 2021?