O domínio da industrial pela ciência; Desenvolvimento de novas formas de organização capitalista como as instituições bancárias, financeiras e de crédito; O acúmulo de capital; A expansão industrial.
CHIAVENATO cita que a administração recebeu influências dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar, da Revolução Industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores.
FILÓSOFOSConfúcio (551-479 a.C.) Foi um filósofo chinês da Idade Antiga. ... Sun Tzu (544-496 a.C.) Aparece como filósofo, general e estrategista chinês. ... Mêncio (371-289 a. C.) ... Sócrates (470-399 a.C.) ... Platão (429-347 a.C.) ... Aristóteles (384-322 a.C.) ... Thomas Hobbes (1588-1679) ... Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
A influência da Revolução Industrial onde foi gestada a Administração na forma como hoje a conhecemos. É impossível apreender e compreender a essência da Administração sem compreender o que representou a Revolução Industrial.
A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
25 curiosidades que você vai gostar
O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao plane- jamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupa- ção com o ambiente externo às empresas.
Por meio da Revolução Industrial, o capitalismo consolidou-se como sistema econômico vigente. O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.
As organizações militares da antiguidade e medievais deram origem à organização linear. Portanto, há muito tempo as teorias administrativas sofrem influências das Organizações Militares, onde há uma única unidade de comando e cada subordinado só pode ter apenas um superior.
Todos os serviços contratados e produtos adquiridos, por sua vez, são frutos do trabalho de outros administradores, estes, com formação profissional, atuam dentro de empresas, aplicando técnicas administrativas para tornar tudo possível. Ou seja, tudo que existe no mundo de hoje é resultado da administração.
Atualmente, a administração vem sendo destaque nas organizações, pois a aplicabilidade de seus princípios tem sido um grande diferencial competitivo para o mercado. Administrar é um desafio e para as organizações é ainda maior.
Desde a antiguidade, a administração recebe influência da filosofia. De acordo com o ponto de vista do filósofo Sócrates (470 a.c.-399 a.c.) em relação a administração é que seria uma habilidade pessoal separada a experiência e o conhecimento técnico.
As ideias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo. Foi fundamental para a criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.
Frederick Taylor o Pai da Administração Científica. Henry Ford o idealizador do Fordismo, em 1913. Max Weber criou a Teoria da Burocracia.
A organização militar influenciou e influência a ciência da administração, por exemplo, através de: organização linear, princípio da unidade de comando, escala hierárquica de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente, centralização do comando e descentralização da execução (dicotomia entre ...
Para administrar é preciso tomar decisões, atingindo objetivos com as pessoas, através da eficácia e eficiência cumprir as funções administrativas. Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
O elemento primordial de sustentação dessa forma organizacional é a tradição e a forma muscular pois os homens eram os responsáveis pela manutenção da vida e da estrutura. A segunda grande influencia histórica na antiga e moderna administração veio da Igreja Católica, instituição eclesiástica com mais de 2.000 anos.
A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos (CHIAVENATO, 2007). É importante em todas as organizações, sejam elas pública, privada, lucrativa ou não, indústria, prestadora de serviços, não importando o seu tamanho.
Os Administradores de hoje devem gerir as organizações voltadas para o conhecimento, preparando-se para mudanças motivadas pelo ambiente interno e externo a uma velocidade cada vez mais rápida. Deve conhecer bem o passado, de forma a utilizá-lo em prol das organizações, exigindo que sejam eternos estudiosos.
Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado.
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensilio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, foi marcada principalmente pelo advento da máquina à vapor na indústria têxtil e locomotiva, nesse período a produção deixou de ser artesanal e passou a ser manufaturada e a produção passou a ser em larga escala.
A escola clássica da Administração teve a contribuição de Henry Ford, o criador da linha de produção móvel, que, com suas inovações de ordem administrativas, juntamente com Taylor e Fayol, contribuiu significativamente para o desenvolvimento das ferramentas administrativas nas organizações modernas.
Nos dias atuais, as teorias administrativas têm um papel fundamental nas organizações como: elaborar um bom planejamento, desenvolver boa visão de mercado, construindo alicerces para que não venha prejudicar o bom funcionamento da organização.
Tem como formatar um HD com BitLocker?
Quais as principais fontes de infecção parasitárias em humanos?
Como saber se uma cooperativa habitacional é legalizada?
Como formatar seu notebook com CD?
Como preencher formas no Word?
Como formatar o agradecimento de um TCC?
Como saber se o CNPJ está ativo ou inativo?
Quando a linha preta sai da barriga?
O que é uma linha pontilhada no Excel?
Como tirar informações tela Netflix?
O que é bom para tirar ferrugem de geladeira?
Como tirar espaço de uma tabela?
Como tirar o amarelo de pano de prato?
Como tirar vírus do E-mail Gmail?
Como tirar limo de rejunte do banheiro?
Qual cidade vem depois de Lorena?