As principais indicações de radioterapia são: Tratamento definitivo de tumores localizados, quando a cirurgia não é possível ou é muito agressiva. Exemplos são: alguns tumores de boca e garganta, de pulmão, de fígado, de colo de útero, de sistema nervoso central e de próstata.
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
O que é radioterapia? É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
Entre as contra-indicações para a radioterapia temos: os efeitos colaterais agudos e tardios do tratamento, com possibilidade de complicações pulmonares e/ou cardíacas, a intensificação desses efeitos pelo tratamento associado com quimioterapia e a necessidade de comparecimento diário do paciente ao hospital por cerca ...
A radioterapia pode ser a única forma de tratamento em uma série de situações clínicas como: tumores de pele, próstata, alguns linfomas, alguns tumores de laringe, entre outros, sem a necessidade de cirurgia.
26 curiosidades que você vai gostar
A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.
A radioterapia externa é feita com um equipamento que emite radiação próximo ao paciente, direcionada a uma determinada área a ser tratada. Já a interna, ou braquiterapia, consiste no implante de um agente radioativo próximo à lesão, que emite radiação a curta distância diretamente sobre o tecido afetado.
A radioterapia da mama com a dose prescrita tem o objetivo de evitar a recaída no local onde estava o tumor e em outras partes da mama. A não realização do procedimento aumenta bastante o risco de recidiva. Portanto, se foi indicada a radioterapia, a paciente deve realizar para evitar que isso aconteça.
Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
A radioterapia pode ser realizada nas seguintes situações: Após a cirurgia conservadora da mama, para diminuir a chance da recidiva na mama ou nos linfonodos próximos. Após uma mastectomia, especialmente se o tumor tinha mais que 5 cm de diâmetro ou se atingia os linfonodos.
Riscos (contras)
Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.
O tratamento particular da radioterapia custa de R$ 4 mil a R$ 12 mil. As sessões são diárias e duram cerca de 20 minutos.
É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).
A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.
Sessões de quimioterapia e de radioterapia foram, por décadas, praticamente os únicos tratamentos eficazes contra o câncer fora das mesas de cirurgia. Enquanto a quimio atinge todo o organismo, a radioterapia atinge apenas o tumor – e as células por perto.
Os efeitos colaterais da radioterapia no tórax podem incluir: problemas na pele, perda de pelos do corpo, dor de garganta, problemas de deglutição, azia, rouquidão, náuseas e vômitos, alteração no paladar, perda de apetite, tosse, pneumonite por radiação, falta de ar, dor ou inchaço da mama, fibrose pulmonar e ...
Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.
A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
Em alguns casos, a radioterapia também pode provocar efeitos tardios. Após anos do término do tratamento, observam-se, por exemplo, disfunção erétil em alguns homens que se trataram de câncer na próstata; e boca seca para homens e mulheres que passaram por radiação na região da cabeça e do pescoço.
Braquiterapia (Radioterapia interna)
A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.
A radioterapia externa consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas. As principais técnicas radioterápicas utilizadas no tratamento dos tumores de boca e orofaringe são: Radioterapia conformacional 3D. Utiliza computadores especiais para mapear a localização do tumor com precisão.
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
São eles: o Reparo do dano celular, a Redistribuição no ciclo celular, a Repopulação e a Reoxigenação7. Reparo do dano celular: a célula começa a realizar o reparo dos danos causados pela radiação, basicamente os danos subletais são reparados.
A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos. Para mais informações, veja a página sobre radioterapia. Quais os benefícios da radioterapia? Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo.
Como passar de porcentagem para número?
Como transformar porcentagem em fração centesimal?
Como orar para o anjo da guarda de duas pessoas se unirem?
O que fazer para passar no exame de audiometria?
Como transformar revoluções por minuto em radianos por segundo?
O que estudar para passar em qualquer concurso?
Como se preparar para um teste de emprego?
Quanto tempo fica no regime fechado?
Por que é importante saber analisar e interpretar uma tabela?
Como fazer o cálculo de m2 para m3?
O que devo estudar para passar no vestibular de Direito?
Como fazer um Jogo pesado rodar em um PC fraco?
O que acontece se tirar o termostato do ar condicionado?
Como funciona o sorteio da COHAB SP?
Como juntar duas janelas do Google Chrome?
Qual o limite de transferência do Pix Santander?