A obra de Tarsila do Amaral é dividida em três principais fases: a primeira, chamada pau-brasil; a segunda, antropofágica, e a terceira, de cunho social.
Obras e características da arte de TarsilaFase Pau Brasil: marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade);Fase Antropofágica: inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia;Fase da Pintura Social: focada nos temas cotidianos e sociais do país.
Nascida em 1886, em Capivari, São Paulo, Tarsila começa seus estudos em arte por volta de 1915. Cinco anos depois, ela vai estudar na França, uma complementação que na época, era quase obrigatória.
As obras de Tarsila do Amaral trazem elementos que exaltam as cores encontradas na natureza do Brasil. De acordo com a pintora, suas escolhas refletiam sua infância, rodeada pelo amarelo vivo, verde, azul puro. A Negra foi a obra que a inseriu no movimento artístico.
Em 1928, Tarsila pinta o Abaporu, cujo nome de origem indígena significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico, idealizado pelo seu marido.
29 curiosidades que você vai gostar
Na obra de Tarsila, a antropofagia se expressa na busca por uma “brasilidade” após conhecer as vanguardas europeias e, em especial, a pintura do francês Fernand Léger (1881-1955), de quem foi próxima. Tarsila foi buscar essa “brasilidade” na paisagem nacional: nos cactos, nos bichos, nas cores, na luz.
O estilo de Tarsila tem influências do cubismo de Pablo Picasso e Fernand Léger, pintores que ela conheceu pessoalmente durante uma viagem à Espanha em 1923. O movimento influenciou a primeira fase de Tarsila, denominada “Pau Brasil”, em que a pintora buscou representar as paisagens do Brasil rural e urbano.
Foi nessa época que ela começou a pintar, fazendo seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus, em 1904. Tarsila pintava, desenhava e era tradutora — estudou em vários colégios da Europa, agregando fortes influências. ... Alguns anos depois eles se separaram, e Tarsila passou a se dedicar aos estudos em arte.
Tarsila do Amaral - 42 obras de arte - pintura.
A obra mais importante do período, Antropofagia apresenta a união de outras duas obras, A Negra (1923) e Abaporu (1928), os personagens se transpõem e se interligam. ... Além dos personagens , ainda é possível notar a presença de variações de luz um uma vegetação verde escura em contraste com um céu como tons rosados.
Tarsila pintou o quadro “A Cuca” no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros “bem brasileiros”, e o descreveu como “um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado”.
Principais obras e características
Transparece em suas obras a influência do expressionismo alemão e do cubismo, principalmente pelas cores vibrantes e desenhos sinuosos que retrataram temas caracteristicamente brasileiros, tais como o carnaval, as mulatas, os operários, as favelas.
Obra de arte é uma criação humana com características simbólicas, estéticas ou conceituais. - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada de forma manual.
É possível identificar traços característicos da artista, como a escolha de cores fortes e inclusão de temas imaginários ou alteração da realidade. Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto.
Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras "aba" e "poru" - "homem que come". Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.
No Brasil, estreou expondo 35 quadros no Palace Hotel, no Rio de Janeiro. Foi considerada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil e recebeu o Prêmio de Pintura Nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951. A pintora costumava levar cachaça brasileira em suas viagens ao exterior.
Tarsila do Amaral usava de técnica de pintura com cores vivas e de tinta a óleo. Uma das suas técnicas de pintura tinha uma estética fora do padrão, com influência do surrealismo na fase antropofágica e do cubismo.
Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas. ... Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Antropofagia é a ação de comer carne humana, o que entre humanos é também conhecido como canibalismo. A antropofagia era praticada em rituais esotéricos como forma de quem come incorporar as qualidades do indivíduo que é comido, como a bravura e a coragem de um guerreiro derrotado.
O Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico) foi um Manifesto Literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo no Brasil. ... A Antropofagia, como movimento cultural, foi tematizada por Oswald nesse manifesto, mas também reapareceu outras vezes em sua obra.
O estilo dos quadros de Tarsila do Amaral
Modernistas, suas obras eram marcadas por cores vivas, figuras geométricas (influência do estilo artístico cubismo), formas surrealistas, temas de cunho social, cenas cotidianas e muita paisagem.
Como tirar a segunda via da net claro?
O que deve ter em uma ata de reunião?
Como remover senha de abertura do Excel?
O que acontece quando o Led da TV queima?
Onde tirar a segunda via do certificado de Reservista?
Qual é o plural da palavra farol?
Como tirar sujeira da caixa do AirPods?
Como é o diminutivo de surpresa?
Como eu faço para achar meu WhatsApp que sumiu do meu celular?
Quem escrevia as letras do Guns N Roses?
O que significa a palavra deliciosa?
Como foi feita a série Grey's Anatomy?
Quais fatores devem ser investigados antes de iniciar aferir a pá?