Podemos dividir a meiose em duas etapas: divisão I e divisão II. Cada uma das duas etapas é dividida em quatro fases. Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
As células que entram na meiose II são aquelas formadas na meiose I. Estas células são haploides — têm apenas um cromossomo de cada par homólogo — mas seus cromossomos ainda consistem de duas cromátides-irmãs.
Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.
As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.
25 curiosidades que você vai gostar
Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes.
A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.
No final da meiose, cada uma das quatro células reprodutivas deverá ter um cromossoma de cada par de autossomas e um dos cromossomas sexuais. Na fertilização há a união de núcleo das células reprodutivas, fazendo com que haja 46 cromossomas, ou seja, com que haja o complemento diplóide (2N) no óvulo fertilizado.
Em uma célula humana, por exemplo, há 46 cromossomos. A mitose promove o surgimento de duas células também com 46 cromossomos.
Como tocar música do Spotify na Alexa?
Como faço para parear meu Bluetooth?
Como se classificam os polígonos?
O que regula a temperatura do nosso corpo?
Qual é o país mais povoado da Europa?
Como ver os seguidores da pagina do facebook?
Quais regiões brasileiras apresentam maior concentração industrial?
O que é o principio de pascal?
O que significa 100k em dinheiro?