Neste artigo vamos falar do segundo aspecto: as estratégias de aprendizagem. O objetivo principal das estratégias de aprendizagem é conseguir fazer com que os alunos se transformem em aprendizes mais eficazes. ... As três estratégias de aprendizagem mais famosas são as mnemotécnicas, as estruturais e as generativas.
As estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos usam para adquirir a informação (Dembo, 1994). ... Em nível mais específico, as estratégias de aprendizagem podem ser consideradas como qualquer procedimento adotado para a realização de uma determinada tarefa (Da Silva & Sá, 1997).
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
Foi constatado através do estudo que a maioria dos professores utilizam as ferramentas do G-Suíte, Whatsapp e Youtube para a realização de aulas síncronas e assíncronas, foi constatado também que estes utilizam metodologias ativas e estímulos através do diálogo para fortalecer o engajamento dos estudantes.
Tema e Objetivo.
Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Para tanto, entende-se, por estratégias cognitivas, os processos automáticos de escritura, como o planejamento (ou planificação), a estruturação (a escrita) do texto e a revisão, também chamados de processos de baixo nível, devido ao menor grau de consciência presente nessa atividade.
As estratégias metacognitivas estão relacionadas ao planejamento, monitoramento e regulação dos processos cognitivos. Elas referem-se ao conhecimento e controle sobre a situação atual da atividade cognitiva [Corso et al.
Consequentemente, o papel que as estratégias de aprendizagem desempenham, tanto para uma aprendizagem efetiva quanto para a auto-regulação, tem sido cada vez mais reconhecido pelos educadores.
Entre as inúmeras estratégias de aprendizagem ativa, Daniela listou 7 que podem ser aplicadas tanto na retomada das aulas presenciais como no ensino online. Confira a seguir. Consiste em qualquer prática ou exercício que ajude os estudantes a resgatar um conhecimento da memória de longo prazo e trazê-lo para a chamada memória de trabalho.
Pesquisas têm sugerido que é possível ajudar os alunos a exercer mais controle e refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem, através do ensino de estratégias de aprendizagem (CLARK, 1990; PRESSLEY & LEVIN, 1983).
Só os alunos com capacidade média de aprendizagem conseguem adaptar o nível de dificuldade dessas atividades ao seu ritmo. Assim, os mais rápidos e os mais lentos são iguais no mesmo problema: as atividades estão fora da zona proximal de desenvolvimento de cada um (leia mais abaixo).
Quanto cobrar por texto de site?
Pode ser feita notificação extrajudicial por E-mail?
Qual disjuntor usar num cabo de 6 mm?
Porque DevOps é considerado mais uma cultura do que um método de desenvolvimento?
Quais as regras de acentuação gráfica?
Como entrar em contato com a Boticário?
Quando devo aplicar fundo preparador?
É certo trabalhar mais de 8 horas por dia?
Tem área de Psicologia na Marinha?
Qual método é chamado no momento da criação de um objeto em Java?
Pode dar ração para cachorro de 1 mês?
Qual o melhor dia para começar a tomar anticoncepcional?
Quais os tipos de choque circulatório?
Qual banco digital que mais cresce?
O que significa uma carreira em W em que ela difere da carreira em Y?