A criatividade é o momento em que reunimos as referências, idealizamos um produto e até o desenhamos. Porém, se ele não é colocado em prática, é apenas um produto criativo. Já a inovação acontece quando a ideia é colocada em prática. Assim, ela gera valor.
A criatividade surge mais facilmente quando há um aparato de informações coletadas de diversos temas diferentes e é por isso que os especialistas sugerem que as pessoas busquem enriquecer aquele banco de dados com atividades que despertem a imaginação, como leitura, viagens, atividades artísticas, entre outras.
A criatividade é um elemento essencial no contexto do trabalho. Quando alguém afirma querer descobrir como aumentar a criatividade, está, na verdade, procurando por: Encontrar uma solução para um problema. Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.
Ao contrário da criatividade, que é uma habilidade subjetiva, a inovação é um processo. No contexto das organizações, inovar é se adaptar constantemente às mudanças decorrentes da transformação digital, sempre tendo em vista as necessidades do mercado e os objetivos da empresa.
Os passos do processo criativo são:
Apesar de ser vista por muitos como um privilégio inato e exclusivo de uma minoria, a criatividade é, segundo profissionais da área, uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. ... Ser criativo não necessariamente requer a criação de aparatos revolucionários ou ideias mirabolantes.
O pré-consciente, na definição freudiana, é aquela parte do inconsciente à qual temos acesso e que inclui lembranças de experiências e sensações, como cheiros de alguns perfumes e impressões de viagens. São essas informações que a mente acessa, de forma aleatória, quando desenvolvemos um trabalho criativo.
Depois de ter dado detida atenção a uma situação-problema, o indivíduo passa pelo processo de fuga mental. É neste momento em que a criatividade parece surgir e fluir no pensamento, como fruto de um extenso processo mental de atenção e identificação de problemas.
Um profissional que utiliza a criatividade em seu dia a dia possui uma visão mais sistêmica e, com isso, está atento a tudo que acontece dentro da empresa, independente do setor em que atue. Com isso, consegue desenvolver conexões e soluções, incentivando a colaboração.
Ser criativo faz parte da natureza humana - e os desenhos nas cavernas são a prova disso. Mesmo quando a vida era muito mais bruta, ainda havia espaço para a criação. Mas, só porque todo mundo possui criatividade em si não quer dizer que exista uma única forma de expressá-la.
Contudo, nem sempre colocar a criatividade em prática é uma tarefa fácil. É necessário que o indivíduo encontre uma atividade que desperte sua curiosidade, para que assim, a ela surja e flua com mais facilidade. Outro ponto importante, é estruturar a tarefa, pois dessa forma a pessoa consegue ter insights criativos com mais agilidade.
Como ser mais criativo em 6 passos 1 2 - Faça perguntas, muitas perguntas 2 3 - Rebele-se 3 4 - Combine ideias antigas 4 5 - Abra caminhos 5 6 - Mexa o cérebro More ...
Através de fatores como curiosidade, emoção, vontade de inovar, imaginação e movimento, todo ser humano pode exercer a criatividade e assim, oferecer soluções, ideias, produtos e serviços, que contribuam, não apenas para o seu crescimento individual, como também da sociedade como um todo. E você, se considera uma pessoa criativa?
O que quer dizer tape reading?
Como pedir desculpas em nome da empresa?
Como funciona o seguro saúde nos Estados Unidos?
Como pedir desculpa depois da briga?
Como funciona um roteador portátil?
Como pedir comida de graça no Uber Eats?
Como justificar o atraso no trabalho?
Como é a pontuação do Free Fire?
Como calcular as fraldas para o chá de bebê?
Quantos anos o BTS vai ficar no Exército?
Como faço para baixar o Safari no iPhone?
Como funcionam as parcelas de leilão de gado?
Quanto custa um balde de frango do KFC?
Quais são os tipos de prisão cautelar?