As consequências das enchentes e inundações são drásticas na maioria dos casos. Além do grande número de mortes como os já citados, elas ocasionam elevada destruição do solo e da área urbana, causando prejuízos econômicos e psicológicos aos cidadãos da região afetada.
Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.
Após a explicação das causas das enchentes, discuta sobre as principais consequências desse fenômeno: - Inundação de residências e vias públicas. - Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. - Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.
Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.
As inundações, além de danos materiais, podem provocar doenças, como a leptospirose. Portanto, trata-se também de uma questão de saúde pública.
21 curiosidades que você vai gostar
As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos.
Enchentes ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. Ou seja, é quando o curso hídrico (rio ou córrego, por exemplo) alcança o seu limite de água, porém sem que haja um extravasamento em suas margens.
De modo geral, enchentes podem ocorrer por causas naturais e/ou causas humanas. A causa natural se dá pelo período de chuvas e pela cheia dos rios. Já a causa humana se dá pela interferência do homem no meio ambiente por diversos fatores como a falta de planejamento urbano, descarte indevido de lixo, etc.
Costuma-se dizer que as chuvas causaram problemas: na pavimentação, na contenção, no muro de arrimo, na barragem, no deslizamento, de erosão, inundação e etc. Entretanto, na linguagem tecnicamente correta a chuva não causa o problema, mas sim o deflagra.
Com o aumento de temperatura, o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva.
Chuva intensa define-se como sendo aquela que registra um grande volume de água precipitado num curto espaço de tempo.
Como a umidade do ar neste período fica baixa, e consequentemente o tempo mais seco, o risco de queimadas aumenta. Na vegetação urbana, os incêndios podem causar diversos danos a fauna, flora e solo da cidade.
O excesso no volume de água provoca alagamentos, quedas de árvores, buracos no asfalto, falta de energia e danifica automóveis.
Para ter ideia de como é uma simples mudança de hábito, o maior causador de entupimentos em bueiros e bocas de lobo é o descarte irregular de lixo. Os objetos que jogamos na rua são responsáveis pela maioria dos entupimentos e alagamentos.
A Enchente de 1941 atingiu todo o Rio Grande do Sul. Apesar disso, Porto Alegre foi uma das cidades mais atingidas em função de sua posição geográfica, nas margens do Lago Guaíba. A Região Hidrográfica do Guaíba cobre cerca de 1/3 da área do estado e, consequentemente, as chuvas de toda esta região escoam para o lago.
Descubra agora como cada um deles funciona.Ausência de infraestrutura. ... Desmatamento e queimadas. ... Ocupação inadequada. ... Destinação incorreta dos resíduos sólidos. ... Entupimento de bueiros. ... Assoreamento dos rios. ... Falta de infraestrutura de drenagem. ... Ocupação de solo sem infraestrutura.
A tendência é que os períodos de seca serão mais longos e com evaporação mais rápida, causando seca no solo e déficit de água nos lençóis freáticos na estiagem. Mas, quando as chuvas caem, ocorrem fortes chuvas, que encharcam o solo não dando tempo suficiente para a água infiltrar e aumentando o escoamento superficial.
Consequências da crise hídrica
62% da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. Assim, a falta de água também compromete o fornecimento de energia elétrica; Diminuição da oferta de água para a população; Impactos na economia.
Tipos de chuvaChuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ... Chuva orográfica ou chuva de relevo. ... Chuvas convectivas ou chuvas de verão.
Que cai em torrentes: chuva torrencial.
Tipos de ChuvasChuvas orográficas. É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d água e formação de nuvens. ... Chuvas ciclônicas ou Frontais. ... Chuvas convectivas.
A falta de nebulosidade, chuvas e ventos frios têm feito o ar esquentar e aumentar o calor. Outro fator é que as chuvas têm surgido em horário não muito propícios, como à tarde e noite. Segundo o Climatempo, uma massa de ar quente e seco vai predominar sobre o país ao longo em parte do país.
Sim, porque os raios do sol aquecem tanto a água dos rios e oceanos que ela evapora e forma as nuvens, que prendem o ar quente entre elas e o solo. Até que elas não aguentam mais a pressão e se desmancham novamente, fazendo chover.
Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros é a cidade mais chuvosa do Brasil. Segundo estudo da Embrapa, entre janeiro e junho, são registrados mais de 25 dias de chuva por mês; 3.
A média brasileira é de 1.495mm. Os maiores índices de chuva estão concentrados nas regiões Norte e Sudeste, enquanto os menores permanecem no Nordeste. A chuva é medida em milímetros com o uso de um equipamento chamado pluviômetro. A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense.
Como beber whisky Jack Daniels Apple?
Qual a diferença de rodovias e estradas?
Qual o melhor salário de professor no Brasil?
Como saber se o número ainda é meu?
Qual era o lema da campanha de Jânio Quadros?
Qual o verdadeiro significado de irmã?
Como fazer uma notificação de multa?
O que são os programas aplicativos?
Qual NR fala da linha de vida?
Qual é a principal característica do Cerrado?
Qual melhor aparelho estético ou metálico?
Em que EP Armin vira Titã colossal?
Como está dividido o novo ensino médio?
Como funciona El Wi-Fi Direct de LG?