Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
Graças a esse processo de mecanização agrícola, aliado à revolução verde, temos hoje uma maior produtividade no campo. ... Outra consequência que pode ser considerada negativa do processo de mecanização do campo é o aumento do processo de êxodo rural.
Além da produção em larga escala, há uma série de outros efeitos positivos da modernização do campo, como os avanços no meio de produção, desenvolvimento de máquinas potentes, novas técnicas de manipular os bens de cultivo, aumento da produtividade e melhorias genéticas nas plantas, entre diversos outros exemplos.
Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.
Economia de tempo. É inegável a otimização do tempo que a mecanização garante ao processo produtivo. Em todas as etapas, da preparação do solo à colheita, o uso de máquinas torna o trabalho mais ágil. Em produções de alta escala, as atividades seriam praticamente inviáveis sem o uso dessas tecnologias.
Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.
As vantagens da tecnologia no campo
Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.
Três fatores que foram essenciais para que houvesse a modernização do campo brasileiro podem ser: aumento da produção agrícola, fertilização do solo e utilização de máquinas que tornassem o processo mais rápido e eficaz.
O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.
Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo – ou as críticas geralmente direcionadas a tal ocorrência – destaca-se o desemprego estrutural gerado entre os trabalhadores rurais.
Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades.
A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta. a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias. b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.
Como um profissional da área do Marketing, entender as demandas do mercado em relação a certos produtos ou serviços é essencial para tracejar e arquitetar estratégias que impactam de forma eficaz seu público-alvo e consumidor.
Quais os métodos de avaliação de estoques não são aceitos pela legislação brasileira?
Qual é o melhor momento para comer doce?
Qual a matéria prima do fogão a lenha?
Qual é o objetivo da educação para Saviani?
Quem pode entrar com processo de abandono afetivo?
Para que serve exame de toque na vagina?
Quais são os crimes dolosos contra a vida?
O que significa alterações no fígado?
O que é HPV é neoplasia intraepitelial cervical grau 1?
Como se chama uma pessoa ruim?
Quais são as principais empresas?
Como saber se o plástico e polipropileno?
O que é a OCDE e qual sua função?
Qual a diferença entre água destilada e soro fisiológico?
Como escreve 5 horas da manhã?
É possível pagar minha fatura utilizando o valor investido em CDB mais limite de crédito?