Sim, uma hérnia pode voltar depois da cirurgia, embora o risco seja pequeno. Dependendo da técnica cirúrgica utilizada, das características anatômicas da pessoa e do tipo de atividade desempenhada, há chances de uma hérnia (inguinal, umbilical, incisional, femural) voltar a depois da cirurgia.
A hérnia pode voltar depois da operação? Sim. Pode ocorrer recidiva mesmo após a cirurgia corretiva. É o que se chama de hérnia recidivante ou hérnia recidivada.
É necessário ser examinado pelo seu cirurgião. A chance de soltar a tela ou ela se romper praticamente não existe, mas pode ter uma recidiva precoce ou uma alteração na ferida como serosa ou hematoma que te dê a sensação de retorno da hérnia devido ao abaulamento.
Com o uso da tela cirúrgica, utilizada para fortalecer a parede abdominal no local da hérnia, o risco de retorno é reduzido significativamente e reduz a dor pós-operatória.
O que é uma hérnia em recidiva
Ela é mais frequente nos casos que foram tratados com cirurgias tradicionais, que utilizavam o próprio tecido rompido pra fazer uma religação, uma costura entre as partes separadas.
19 curiosidades que você vai gostar
Herniorrafia recidivante é o procedimento cirúrgico de correção de uma hérnia recidivada, ou seja, uma hérnia que já foi operada previamente e retornou.
As queixas são febre, dor abdominal, mal-estar, saída de secreção pela ferida operatória e por fim a abertura da ferida operatória. Nesses casos é importante o diagnóstico precoce para que a infecção não se agrave e coloque a vida do paciente em risco.
✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.
Como evitar uma hérnia incisional?Mantenha um peso saudável. Pergunte ao seu médico quanto você deve pesar. ... Não fume. Se você fuma, nunca é tarde para parar. ... Use seu dispositivo de suporte conforme as instruções. ... Volte às suas atividades habituais conforme as instruções.
Na cirurgia por via anterior, também chamado de correção de hérnia aberta, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra a saliência para dentro do abdômen e reforça a região utilizando uma tela sintética (tela de Marlex).
Rotura da tela é muito dificil de identificar porque ela "gruda" na musculatura e faz um processo inflamatorio para evitar o retorno da mesma hernia. Mas se houver fraqueza da musculatura por excesso de esforço, tendencia da hernia voltasr.
Evitar levantar objetos pesados; Dieta rica em fibras, para evitar a obstipação; Evitar o tabaco – o tabagismo provoca tosse crónica que favorece o aparecimento de hérnias; Evitar as fundas e cintas – não evitam nem tratam as hérnias e tornam a correção cirúrgica mais difícil.
Procure o seu cirurgião de qualquer forma. Estes sintoma é comum e esperado no pós-operatório de hérnia inguinal, assim como a sensação de pontada, agulhada e "repuxamento". Mesmo sendo a princípio normal e transitório, não deixe de manter o acompanhamento pós-operatório com seu cirurgião.
Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.
Depois da operação de hérnia, vc precisa ficar pelo menos 30 dias sem carregar nenhum peso, mas se a cirurgia foi aberta (com corte) ou se a hérnia era muito grande, esse repouso relativo pode durar até 90 dias. É importante seguir a orientação do seu/ da sua cirurgião/ cirurgiã.
Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.
Devido ao processo cirúrgico, o abdômen fica enfraquecido e faz com que o intestino ou qualquer outro órgão que esteja por baixo ou próximo do local da cirurgia se desloque com mais facilidade, pressionando a região que está se recuperando, o que provoca o surgimento da hérnia incisional.
Principais sintomasDor ou desconforto no local da hérnia;Náusea e vômitos;Febre abaixo de 39ºC;Dificuldade em urinar;Alterações do trânsito intestinal, com prisão de ventre ou diarreia.
Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:Dores intensas, intermitentes ou contínuas;Protuberância na região abdominal;Vermelhidão no local.
Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.
Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.
As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.
Tela cirúrgica ou implante cirúrgico ou prótese se refere a um material amplamente utilizado para o tratamento das hérnias da parede abdominal. Consiste em um dispositivo usualmente plano que lembra um pedaço de tecido, bem resistente, que será usado para reforçar os tecidos naturais do paciente.
A tela é feita de polipropileno geralmente e tem baixa taxa de rejeição pelo corpo. Depois de colocar a tela e reforçar a região abdominal, o corte feito na virilha é fechado com pontos. Em casos bilaterais, o procedimento é então repetido da mesma forma do outro lado.
Na cirurgia com corte no abdômen, há necessidade de anestesia peridural. Após a realização do corte a hérnia é empurrada para dentro da barriga e a parede abdominal é fechada com pontos. Normalmente o médico coloca uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça no local.
Como citar minutos e segundos ABNT?
Para que serve dipirona 500mg comprimido?
Quando surgiu o primeiro diácono?
Como saber se o interruptor de luz está ligado ou desligado?
Qual a tendência do mercado imobiliário para 2021?
Como mudar a cor do cabelo de forma natural?
O que estuda a teoria da argumentação jurídica?
Como saber se o útero tá inflamado?
Como saber se o olho do gato vai ficar amarelo?
Como foi a evolução do celular?
Qual o papel do Brasil no cenário econômico global?
Qual membro do BTS está namorando?
Quais são os tipos de avaliação na educação?
Como se argui a incompetência do juízo?