O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
A estrutura do gênero lírico é marcada, principalmente, pela musicalidade presente nos versos. A princípio, até o fim da Idade Média, por exemplo, a presença de versos cantados, bem como estruturas mais rígidas, como estrofes e rimas, eram mais frequentes.
Sobre o gênero lírico, estão corretas, exceto: a) Gênero marcado pela subjetividade dos textos. Presença de um eu lírico que manifesta e expõe seus sentimentos e sua percepção acerca do mundo.
Exemplos de Textos LíricosSoneto: o termo sonetto , do italiano, significa pequeno som . ... Haicai: originários no Japão, os haicais são poemas breves compostos de três versos (17 sílabas) e geralmente apresentam temática referente à natureza.Ode: poema de exaltação sobre algo, geralmente de personagens.
43 curiosidades que você vai gostar
O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.
O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.
Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.
Como fazer um poemaBusque inspiração. ... Explore todos os sentidos. ... Escolha um tema para o poema. ... Defina a estrutura externa do poema. ... Fuja dos clichês. ... Conheça as figuras de linguagem. ... Comece a rascunhar. ... Produza sua arte final.
Assim, ele é necessariamente um “eu”, uma primeira pessoa envolvida naquilo que é enunciado pelo poema.
Ai Deus, e u é? Nessa canção trovadoresca de amigo o eu lírico é feminino, enquanto o autor da cantiga é masculino. A voz do poema surge de uma senhora (a entidade fictícia criada pelo escritor) que fala do seu amado.
Poesia lírica
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira.
Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.
Assim, o texto poético costuma ter uma característica única: expressa sentimentos dirigidos para comover o leitor. Sua forma gráfica se apresenta em versos acompanhados de espaços em branco. Por outro lado, as palavras incorporam certa musicalidade e um sentido do ritmo implícito.
O gênero lírico nasce durante a Idade Média e é um tipo de produção intimamente ligada à música. O adjetivo lírico está vinculado à lira, um instrumento musical utilizado pelos gregos no acompanhamento dos cantos. ... Nessa transição de evolução do gênero, os textos passam a ser nomeados como poema lírico ou poesia lírica.
Etimologia (origem da palavra lírico). A palavra lírico deriva do latim "lyricus,a,um", de "lyra,ae".
O surgimento do Gênero Dramático
O gênero é muito antigo e surgiu durante o período histórico da Grécia Antiga. Por essa razão, os textos dramáticos produzidos no período são popularmente conhecidos como Tragédia Grega.
A epopeia, ou poema épico, é uma estrutura poética, do gênero narrativo. Em resumo, é uma história contada em versos em vez de prosa. Sua origem remonta à Antiguidade e tem o poeta Homero como seu principal nome. Esse tipo de narrativa é marcado por aventuras e heroísmo.
1) Levante hipóteses: que idade o eu lírico tem? Podemos afirmar que o eu lírico do poema é provavelmente um jovem ou um adulto que observa a fotografia de quando era criança com certa nostalgia.
Como o eu lírico sente os pais? Resposta: O eu lírico sente os pais distantes, como se não tivesse mais a compreensão deles.
A voz poética do eu lírico anseia por um lugar melhor de liberdade e descanso e, por isso, detém esse desejo de escapismo.
07 – Quem é o “eu” que fala no poema? A quem se dirige a ele? É um índio, que se dirige à Tupã.
Quando dizemos “eu poético” estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema.
Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?
Como reverter rescisão por justa causa?
Como ocorre a variação de cores do granito?
Como fazer recurso para CNH suspensa?
Como ocorre a formação das vilosidades Corionicas?
Como recuperar emails apagados há muito tempo?
Qual é a causa da força gravitacional?
Como faço pra recuperar minha conta do Uber?
Como ocorre o processo de interpretação de imagens?
Qual é a vantagem da fossa séptica?
Quantos metros cresce a palmeira azul?
Como sair de uma conta no PS3?
Porque os gêmeos têm personalidades diferentes?
Como recuperar o amor próprio e Auto-estima?
Qual a tecla de atalho para selecionar?
Quais são os três tipos de coordenação motora?