É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: ... Modernismo no Brasil.
Modernismo no Brasil:
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
Valorização da cultura brasileira; Influência da psicanálise de Freud; Temática cotidiana e linguagem coloquial; Uso de versos livres e brancos.
Modernismo no Brasil: principais autores e obras. Quando falamos do modernismo no Brasil, o nome de Oswald de Andrade (18) é inesquecível. O autor foi o pioneiro do movimento em território nacional, liderando as agitações da Semana de Arte Moderna.
O momento ficou conhecido como Primeira Fase do Modernismo brasileiro. Os artistas buscavam inspiração na arte que acontecia na Europa (as chamadas vanguardas europeias) para produzir trabalhos com caráter inovador e ao mesmo tempo nacional.
Alguns dos seus traços principais reformularam profundamente o modo de pensar a criação e de encarar a sociedade, influenciando as gerações futuras. O modernismo brasileiro surgiu na primeira metade do século XX e foi uma corrente artística e cultural que revolucionou o panorama nacional.
Demonstra também a pluralidade e diversidade que existe no nosso território, os vários "Brasis" possíveis. Na busca dessa identidade, o modernismo brasileiro se focou em algo que vinha sendo apagado e menosprezado até então: a vasta cultura indígena. Assim, os modernistas decidiram explorá-la nas suas obras..
Qual é o gênero da palavra dó?
Quantos algarismos tem de 1 a 200?
Pode pendurar quadro em parede estrutural?
Para que serve o alho japonês?
O que é voto de qualidade do presidente?
Como ficar inteligente em 1 minuto?
Porque guardar o cordão umbilical?
Como eliminar bactérias ruins que engordam?