Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, ...
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde operíodo Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo arde exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada desapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lámenor, sol maior, fá maior, mi ...
As marcas do fandango são danças compostas por diversas coreografias, conhecidas como modas. O fandango valsado é dançado pelos pares, que giram pelo salão em sentido anti-horário e o batido é dançado exclusivamente pelos homens, que sapateiam com o auxílio de tamancos feitos de madeira.
A coreografia tradicional mantém os bailados e sapateados, e a dança segue através de improvisos dos dançarinos. As músicas são sempre acompanhadas por poesia cantada e duas violas, sanfonas, rabeca e maxixe.
Segundo os fandangueiros, a rabeca enfeita o fandango e, por não ter pontos como a viola, é mais difícil de ser tocada.
31 curiosidades que você vai gostar
Sua formação instrumental básica é composta por dois tocadores de viola, um de rabeca e um de adufo. Os homens participantes usam tamancos feitos de madeiras duras para marcar as batidas do ritmo. Atualmente, violão e cavaquinho também são utilizados em vários grupos, além de pandeiros, surdos e tantãs.
Em algumas danças é comum os dançadores utilizarem tamancos feitos de madeira para manter o ritmo, cantado em versos tirados pelo mestre da dança. Na música que dá o ritmo ao Fandango são usados como instrumentos a viola, machete, rabeca, pandeiro e caixa.
Segundo o músico Rodolfo Vidal, que faz parte do grupo de fandango Terra Firme, normalmente o grupo é formado por cinco ou seis pessoas e são utilizadas duas violas, uma rabeca, um pandeiro ou adufo e uma caixa de folia. “Da rabeca se formou o violino.
Como resume Câmara Cascudo, o termo fandango designa, em terras brasileiras, o auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados nordestinos, e o baile sulista, encontrado no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
O Fandango do Nordeste do Brasil, ou Fandango Nordestino, é uma festa popular brasileira em homenagem aos marujos, que acontece na época do Natal, no Norte e no Nordeste do Brasil e ainda em alguns lugares de São Paulo.
O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.
O Fandango Caiçara - registrado pelo Iphan em novembro de 2012 - é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná.
A esse conjunto é que aqui denominamos "fandango caiçara", e que, embora com significativa diversificação, encontra uma unidade na região que vai de Iguape e Cananéia (estado de São Paulo) e segue até Guaraqueçaba, Paranaguá e Morretes (estado do Paraná).
É considerado uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, com características particulares das culturas que colonizaram as regiões do litoral sul paulista e paranaense. Os primeiros colonizadores açorianos trouxeram o fandango ao litoral do Paraná, em 1750.
Atualmente, uma orquestra de frevo de rua desfila com instrumentos como saxofones, clarinetes, pistões, trombones, tubas, taróis, surdos e bombardinos. Em vez de instrumentos de percussão e metais, o frevo de bloco é executado por uma orquestra de pau e corda, composta por violões, bandolins, flautas e cavaquinhos.
O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos.
O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Atualmente, estilos como o forró e o baião têm grande destaque nas festas juninas.
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, ...
Chegou ao nosso litoral com os primeiros casais de colonos açorianos por vota de 1750. Origem: de origem espanhola (e também com influências portuguesas), o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. ...
Caiçara é um termo de origem tupi, que faz referência a cercas que protegiam aldeias. Os caiçaras são descendentes de índios, de portugueses que chegaram ao Brasil a partir do século 16 e, em alguns casos, de negros trazidos ao país como escravos.
substantivo masculino Caipira. Pescador que vive na praia. Malandro, vagabundo.
São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua. Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. ... Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento. Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. ... Os maracatus, tradicionalmente, surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário.
Características do Maracatu
danças elaboradas; junção de dança e música; figurinos coloridos e extravagantes; mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.
O ritmo é marcado por instrumentos de percussão e a dança se desenvolve num cortejo que conta com rei, rainha e toda uma corte simbólica. Já o Maracatu Rural não tem vínculo religioso e se associa ao folclore pernambucano.
Quais os sintomas de inflamação no peritônio?
Qual a quantidade de sangue que o ser humano pode perder?
O que se entende como precarização do trabalho Passei direto?
Quais são as vantagens e desvantagens do sistema de amortização constante?
Pode colocar porcelanato em parede de gesso?
Como se faz uma oração de intercessão?
O que se entende por desigualdade social?
Para que servem as meninges o que significa meningite?
Qual é a dívida atual do Brasil?
Como é a dor de cabeça de ansiedade?
Quanto paga um trabalhador independente para a segurança social?