Características do Utilitarismo O modelo filosófico utilitarista caracteriza-se por abranger o moral e o ético da ação útil como a mais correta. Partindo deste pressuposto, a busca é por ações consideradas úteis, da procura pelo prazer como característica importante.
Jeremy Bentham (1748-1832)
Para este filósofo, o que vale é uma visão quantitativa de prazer, chamado de hedonismo quantitativo. Nesse viés, quanto maior a duração e a intensidade das ações corretas, maior serão as consequências positivas, ou mesmo a felicidade gerada.
O utilitarismo é uma doutrina que avalia a moral e, sobretudo, as consequências dos atos humanos. Caracteriza-se pela ideia de que as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo, evitando assim as ações que levam ao sofrimento e a dor.
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.
Na forma clássica do utilitarismo, pressupõe-se que cada ação individual deve ser avaliada em relação ao princípio da utilidade. Por exemplo, quando prestamos falso testemunho, para saber se isso será errado, teríamos que avaliar as consequências desse ato particular (falso testemunho).
29 curiosidades que você vai gostar
Os principais princípios básicos do utilitarismo são: Princípio do bem-estar: o objetivo da ação moral deve ser o bem-estar em todos os níveis (intelectual, físico e moral). ... Imparcialidade e universalismo: não existe distinção entre o sofrimento ou felicidade dos indivíduos, sendo todos iguais perante o utilitarismo.
O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências.
Bentham propõe o princípio da utilidade ou da maior felicidade. Esse é o princípio que aprova ou não toda ação de acordo com sua tendência de aumentar ou diminuir a felicidade. Aplica-se a toda ação, apenas às dos indivíduos, mas também as do governo."
Este consiste em proporcionar o máximo prazer e o menor desprazer ao maior número possível de pessoas. Nestes termos, por princípio da utilidade, entende-se “aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo”.
Quais os tipos de jornadas existentes?
Quantas vezes por semana devo malhar bíceps?
Quais são os sintomas de um nódulo benigno?
Como reviver pilhas recarregáveis?
Porque a água reflete imagens?
Quais são os efeitos possíveis dos recursos?
Porque todo número natural tem antecessor?
Quais exames precisam de jejum de 8 horas?
Como desvincular contas do meu Outlook?
O que acontece quando você entra em um Centro Espírita?
Quanto custa a entrada do tomorrowland?
Quais são os três tipos de citação?
É permitido dirigir de pés descalços?