Entre as características da arquitetura barroca estão a necessidade de demonstrar a exuberância das cenas religiosas e a imposição ao observador do cenário bíblico. Já a pintura barroca é caracterizada pelo realismo místico, conteúdo emocional e sensualidade.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
A obra “Os Doze Profetas” é o exemplo mais citado de escultura barroca brasileira. Esse trabalho de Aleijadinho integra a construção arquitetônica do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas do Campo em Minas Gerais.
Os principais autores e obras escritas no Brasil são:Bento Teixeira (1561-1618) ... Gregório de Matos (1633-1696) ... Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ... Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ... Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
36 curiosidades que você vai gostar
São elas:A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.A grandeza: ... A sensualidade. ... Emoção e encenação. ... Valorização das luzes e sombras.
Principais características da arquitetura barrocaforte presença de espaços e formas ovais, que trazem a ideia de centralização;uso da cruz grega, que identifica o cristianismo;fachadas convexas ou côncavas, que reforçam a ideia de movimento;uso de colunas tortas e de arcos;
As esculturas do Antigo Egito foram demarcadas na antiguidade sobretudo pelas esculturas de grandes dimensões associadas à arquitetura, pelo relevo descritivo (hieróglifos), pelo busto e pela estatuária de pequenas dimensões onde dominam não só as representações de deuses e faraós, como também de animais.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.
Mas uma das mais fortes características estéticas das pinturas da arte egípcia é a chamada Lei da Frontalidade. As representações das pessoas são feitas da seguinte forma: os olhos, o peito e os ombros são representados de frente, enquanto a cabeça e as pernas ficam de lado.
Suas principais características são: - Dimensões grandiosas; - Simplicidade nas formas; - Aspecto maciço e pesado, - Predominância das superfícies sobre os vazios; - Policromia; Os monumentos funerários podem ser divididos em: mastabas, pirâmides e hipogeus. ... Ao redor da pirâmide havia dois templos.
A arte no Egito Antigo estava muito relacionada com a vida religiosa e política. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos. Ela servia, principalmente, para divulgar as crenças e preceitos religiosos.
Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.
As imagens sacras que produziu se caracterizam pela cores, leveza, simplicidade e dinamismo. Grande parte de sua obra encontra-se nas cidades mineiras de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará e Congonhas do Campo.
Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros.
Os principais temas trabalhados pela escola barroca foram: fugacidade da vida, ilusão, instabilidade das coisas, morte, castigo, o sobrenatural, apelo à religião, heroísmo, erotismo, arrependimento, narração de cenas trágicas e misticismo.
O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
A arquitetura rococó na Europa acompanhou a corrente artística e se manifestou principalmente na decoração dos espaços interiores. Feito de forma detalhada e contando com salões ovais, esse estilo arquitetônico apresentava paredes com pinturas luminosas e suaves.
O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.
Como faz para baixar joguinhos?
O que colocar no mural de recados?
Como fechar um pote hermeticamente?
O que é um livro com acabamento em brochura?
Como fechar o registro do gás?
Como expor semi joias para vender?
Como voltar o brilho na panela de inox?
Quanto custa um frigorífico de peixe?
Como improvisar escritório em casa?
Como fazer para tirar o amarelado do cabelo em casa?
Como montar um mini salão de manicure em casa?
Como incluir mais um dado no meu gráfico Excel?
Como sei que posso confiar nele?
Como fazer um mini jardim em um pote?
Como atualizar a biblioteca do Promob?
Quando o fiador pode deixar de ser fiador?