Carreira em Y é um modelo de plano de carreira em que o funcionário pode ser promovido para um cargo de especialista ou de gerência. O objetivo da carreira em Y é permitir que o colaborador cresça na empresa também em papéis técnicos e não apenas de gestão.
Quando falamos de carreira em Y um destaque entre as suas características é a necessidade de inovação e desenvolvimento. Foi a partir da demanda corporativa por dar fluidez a uma mudança constante do mercado que fez com que essa vertente surgisse.
A estrutura paralela em Y é um tipo de estrutura paralela, ou seja, ela também oferece dos caminhos: o técnico e o gerencial, mas a forma de chegar lá é diferente.
Isso traz mais bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além das citadas, existem muitas outras. Já as desvantagens são quase inexistentes. A que se destaca é somente a dificuldade de encontrar profissionais que sejam altamente capacitados seja para funções de gestão ou técnica.
A carreira em Y é um modelo de crescimento profissional alternativo. Essa proposta tem um surgimento recente e busca oferecer condições de desenvolvimento para aqueles que não têm o perfil de líder, mas possuem grande competência técnica na área de atuação.
26 curiosidades que você vai gostar
Carreira em Y é um modelo de plano de carreira em que o funcionário pode ser promovido para um cargo de especialista ou de gerência. O objetivo da carreira em Y é permitir que o colaborador cresça na empresa também em papéis técnicos e não apenas de gestão.
A carreira paralela é um modelo mais abrangente, com mais possibilidades para os colaboradores. A empresa, desde o momento do recrutamento, abre a oportunidade para que os colaboradores atinjam os cargos de liderança. Para isso, eles seguem em um ramo hierárquico separado, como é o caso dos trainees.
1) Retenção de talentos
A carreira em Y, portanto, vem para evitar esse tipo de situação. Em vez de promover o especialista a algum cargo de gestão (e deixá-lo desconfortável nessa posição) ou, pior ainda, perdê-lo para a concorrência, a empresa mantém o profissional engajado na sua área.
Na Carreira em Y, o profissional pode optar entre seguir para o cargo gerencial ou escolher ser um especialista na área técnica de um determinado setor. Caso o profissional tenha aspirações gerenciais, pode dar continuidade em seu plano de carreira habitual, podendo também aperfeiçoar os conhecimentos.
Ao adotar a carreira em Y, a empresa motiva o desenvolvimento de competências também por parte de quem tem um perfil técnico. Isso não envolve apenas os profissionais, uma vez que ao compreender a relevância que os especialistas têm, a empresa passa a investir estrategicamente na educação continuada.
Carreira em Y no marketingSeguir o caminho da gestão: coordenador, supervisor ou gerente de marketing digital, aspirando ao cargo de Chief Marketing Officer (CMO)Seguir o caminho de especialista: especializar-se em marketing digital e áreas correlatas (SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, etc.)
A carreira em T é um termos surgido na língua inglesa como t-shaped professional e refere-se aos profissionais com uma vasta gama de conhecimentos técnicos e conceituais, de forma conseguem ser especialistas em determinados assuntos e generalistas – ou seja, ter noções básicas ou semiaprofundadas – de outros.
A carreira em Y, então, foi criada como alternativa para valorizar colaboradores de destaque, que realmente se sentem produtivos colocando a mão na massa. Foi uma nova solução, inclusive, para equiparar salários e manter os talentos na organização.
Principais tipos de carreira existentesCarreira sem fronteiras. ... Carreira burocrática ou tradicional. ... Carreira acadêmica. ... Carreira proteana. ... Carreira multidirecional. ... Carreira empreendedora. ... Carreira sociopolítica.
Quais são os tipos de plano de carreira?Carreira horizontal. ... Carreira em linha. ... Carreira paralela. ... Carreira em Y. ... Carreira em rede. ... Plano de Carreira em W. ... Colabora para encontrar os funcionários mais qualificados. ... Transparência nos processos seletivos.
Em gestão de carreira, além de definir a estrutura de carreira, é necessário realizar a análise do trabalho. ... A gestão de carreira está muito ligada ao que Paul chama de CHAO s que são conhecimentos, habilidades, aptidões e outras características importantes para a realização de um trabalho.
Carreira por linha hierárquica: aquelas que culminam em cargos como “gerente”, seguidos de cargos mais estratégicos, como diretor, Vice-presidente e Presidente.
Apesar do termo “Carreira Técnica”, sua aplicação não é exclusiva de áreas técnicas. Ela pode ser modelada para atender áreas administrativas, suporte e de apoio. ... Outro fator importante é que a Carreira Técnica permite o crescimento de profissionais que preferem se especializar tecnicamente ao invés de gerir pessoas.
Já com a carreira vertical, o profissional foca em um único caminho e se especializa cada vez mais, para dominar todas as especialidades com excelência. O colaborador, neste caso, deve se concentrar em sua área de atuação, tornando-se referência no campo específico e, quem sabe, assumir cargos de chefia ou gerência.
Perder o foco diante de tantas atribuições é uma das maiores desvantagens para o profissional que deseja seguir a carreira em W.
Perda de bons profissionais técnicos. Mudanças na estrutura da empresa não são adaptaveis devido a inflexibilidade de carreira. Opções limitadas de caminho à ser seguido.
Quais os benefícios do plano de carreira?Desenvolvimento profissional. ... Menor rotatividade. ... Desenvolvimento de liderança e espírito empreendedor. ... Melhora o employer branding.
Elaborando um Plano de CarreiraIdentificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;Traçar e direcionar seus objetivos;Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;Apresentar as competências necessárias;Executar as etapas;Ter um olhar crítico;Traçar estratégias e obstáculos;
Conceito de Estrutura em Rede
A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede, é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organigrama circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal.
Planejamento de carreira é o processo contínuo de: Pensar em seus interesses, valores, habilidades e preferências; Explorar as opções de vida, trabalho e aprendizado disponíveis para você; Garantir que o seu trabalho se adapte às suas circunstâncias pessoais; e.
Como que eu sei que o meu bebê vai ficar com os olhos claros?
Como saber se um circuito integrado está com defeito?
Como deve ser o sinal adequado de disparo de um SCR Porquê?
Como testar um capacitor de motor elétrico?
Como saber se tenho que pagar laudêmio?
Como saber se um iPhone XR é original?
Como saber se o induzido do motor de partida está ruim?
Como saber se um imóvel tem RGI RJ?
Quando o intestino não funciona bem?
Como detectar vazamento de gás do ar condicionado?
Como saber se a calça jeans vai ceder?
Como saber se o investimento têm liquidez diária?
O que quer dizer quando a vela do anjo da guarda apaga?
Como funciona a paridade no RAID 5?