A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos. A principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral.
2.2.1 Afasias típicas
Resultam de uma lesão cortical e a etiologia é vascular. Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.
A American Stroke Association divide as afasias em três tipos principais: de Wernicke, de Broca e global.Afasia de Wernicke. ... Afasia de Broca. ... Afasia global. ... Orientações.
A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.
Diagnóstico. A interação verbal normalmente pode identificar afasias flagrantes. Entretanto, o médico deve tentar diferenciar afasias de problemas de comunicação que se originam de disartria grave ou da audição, visão (p. ex., ao avaliar a leitura) ou capacidade motora de escrever prejudicadas.
34 curiosidades que você vai gostar
Eles podem ser diferenciados pela avaliação da linguagem (testes de compreensão de palavras e frases, nomes, repetição, fala espontânea, leitura e escrita), além de testes de articulação (testes para avaliar a força, coordenação, velocidade e amplitude de movimentos dos músculos da articulação da fala) e programação ...
Entre os sintomas de afasia de Wernicke, podemos destacar:dificuldade de entender o que os outros falam ou mesmo de perceber que o próprio discurso está truncado ou incorreto de alguma forma;trocar palavras, usar termos que não fazem sentido ou inventar palavras novas;
A afasia é uma condição decorrente de uma lesão no cérebro, comumente no hemisfério esquerdo, frequentemente causada por acidentes vasculares cerebrais (AVC s). Esta etiologia é mais comum em idosos do que em jovens, e deixa como sequelas lesões circunscritas e, muitas vezes, permanentes no cérebro.
A heminegligência tem sido definida como a falência em reportar, orientar-se em direção ou responder a estímulos gerados do lado contralateral à lesão cortical, sendo que esses fatores não são primariamente atribuídos a déficit sensorimotor.
Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
A afasia progressiva primária, por sua vez, é uma doença neurodegenerativa caracterizada como um quadro de demência progressiva, cujo principal acometimento é a linguagem. A doença provocou a morte da promotora de eventos Alicinha Cavalcanti, de 58 anos nesta segunda-feira (2).
Enquanto na afasia de Broca, a fala é perturbada, mas a compreensão está intacta, na afasia de Wernicke, a fala é fluente, mas a compreensão é pobre. A afasia de condução é provocada por lesão do feixe arqueado, feixes que conectam a área de Broca com a área de Wernicke.
Afasia de Broca ou afasia expressiva é um transtorno neurológico caracterizado pela dificuldade em se expressar verbalmente, porém com a compreensão preservada. Não há presença de um dano estrutural que justifique a perda da capacidade motora de se expressar, que é apenas presente na apraxia de fala.
Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.
Conforme explica a neurofisiologista Simone Amorim, pessoas que sofrem uma lesão (causada por AVC ou por um traumatismo, por exemplo) em um dos lados do cérebro, podem “esquecer” o lado oposto do corpo, passando a “ignorar” as informações relacionadas a esse campo sensorial.
Sua detecção e avaliação podem ser complexas. A heminegligência é geralmente avaliada por uma variedade de testes de “lápis e papel” que nem sempre avaliam todas as manifestações da síndrome. Assim, o uso de uma bateria de testes é preconizado para uma maior sensibilidade diagnóstica.
Hemiplegia (Hemi- metade, -plegia paralisia) é a paralisia de metade sagital (esquerda ou direita) do corpo. É mais grave que hemiparesia que se refere apenas a dificuldade de movimentar metade do corpo.
Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala. "
Existem diversos métodos de intervenção fonoaudiológica aplicados no tratamento da afasia, como a estimulação pragmática, neurolinguística, cognitivo-linguística, funcional, conversacional, baseada nos prejuízos, constraint-induced, compreensão verbal, computadorizada, semântica, social, ou abordagens baseadas no ...
A área é circundada pelo córtex auditivo, no sulco lateral, onde os lobos temporal e parietal se encontram. A área de Wernicke estabelece conexão com a área de Broca por meio do fascículo longitudinal superior (arqueado).
Como é o tratamento
O tratamento da afasia de broca é feito juntamente com o fonoaudiólogo com o objetivo de estimular a área de broca e, consequentemente, promover o desenvolvimento da linguagem, facilitando a comunicação.
Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.
Perguntas como: “Qual é a queixa que o trouxe aqui?”, ” Tem alguma doença atualmente ou já tratou de alguma?”, “Faz uso de algum medicamento?”, “Alguém da família tem algum problema semelhante?”. São bem comuns e quanto mais detalhes forem passados ao fonoaudiólogo, melhor será a anamnese.
O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas a fonoaudiologia pode promover a recuperação.
É verdade que quando você não consegue dormir e por que alguém está pensando em você?
Como saber os créditos de uma disciplina?
Quando o homem não esquece a ex?
Quais são as riquezas minerais encontradas no subsolo?
Como saber se o roteador está queimado?
Qual é o melhor relógio invicta?
O que acontece se a imunidade estiver baixa?
Como saber se a pessoa tá online no Instagram mesmo desativado?
Como saber se estou com infecção no ouvido?
Quais são os sinais de que um vulcão vai entrar em erupção?
Como é o tratamento por ozônio na piscina?
Quando os cartórios foram criados?
Quando e onde e como surgiram as primeiras ideias a respeito de embalagem?
Quando começa a contar o prazo do ar?
Quando foi criado o primeiro jogo?