Não saturadas (ou insaturadas): contêm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade; Saturadas: solução onde a quantidade de soluto atinge o coeficiente de solubilidade; Supersaturadas: solução onde a quantidade de soluto ultrapassa o coeficiente de solubilidade.
Por exemplo, se dissolvermos apenas 15 g de sal em 100 g de água a 20ºC, teremos uma solução insaturada, pois ainda faltam 21 g para atingir a quantidade máxima de soluto a ser dissolvido nessas condições.
Solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada. Um soluto adicional pode ser dissolvido em uma solução insaturada, até a solução tornar-se saturada.
Classificação das soluções quanto à solubilidade
Classificação das soluções
- saturada: solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. - insaturada: solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.
Ao aquecer a solução saturada é possível adicionar mais sal, pois o coeficiente de solubilidade varia conforme a temperatura. A água teve sua temperatura elevada para 40 ºC e mais soluto foi solubilizado porque aumentando a temperatura foi possível dissolver mais sal e formar uma solução supersaturada.
Uma solução pode ser classificada a partir de várias de suas propriedades, sendo de maior importância as classificações abaixo: Soluções Sólidas : recebem o nome de ligas, e geralmente tratam-se de uma mistura homogênea entre metais.Por exemplo, o ouro 18 quilates é uma mistura constituída por ouro, cobre e prata.
Quando uma solução contém soluto abaixo do coeficiente de solubilidade, dizemos que essa solução é insaturada. Quando a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade, ou seja, está no limite, dizemos que ela é saturada. Finalmente, quando a quantidade de soluto supera o limite, dizemos que ela é super-saturada.
Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. Assim, quando tomamos um susto e nossa avó prepara um copo de água com açúcar para que nos acalmemos, ela prepara uma solução onde a água é o solvente e o açúcar é o soluto.
Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar, que é formada por vários sais dissolvidos nela; o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool; e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).
Qual o significado da palavra atam?
O que são entrepostos comerciais?
Testamento pode dispor de todos os bens?
Quantos dias de repouso após retirada de pólipo?
Como são contados os pontos em uma luta de taekwondo?
Pode depilar antes de fazer bronze?
Como usar AdBlock para Android?
Quem tem depressão toma banho?
Qual exame de DNA é mais seguro saliva ou sangue?
Quem é o maior compositor de música clássica de todos os tempos?