Não saturadas (ou insaturadas): contêm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade; Saturadas: solução onde a quantidade de soluto atinge o coeficiente de solubilidade; Supersaturadas: solução onde a quantidade de soluto ultrapassa o coeficiente de solubilidade.
Por exemplo, se dissolvermos apenas 15 g de sal em 100 g de água a 20ºC, teremos uma solução insaturada, pois ainda faltam 21 g para atingir a quantidade máxima de soluto a ser dissolvido nessas condições.
Solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada. Um soluto adicional pode ser dissolvido em uma solução insaturada, até a solução tornar-se saturada.
Classificação das soluções quanto à solubilidade
Classificação das soluções
- saturada: solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. - insaturada: solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.
Ao aquecer a solução saturada é possível adicionar mais sal, pois o coeficiente de solubilidade varia conforme a temperatura. A água teve sua temperatura elevada para 40 ºC e mais soluto foi solubilizado porque aumentando a temperatura foi possível dissolver mais sal e formar uma solução supersaturada.
Uma solução pode ser classificada a partir de várias de suas propriedades, sendo de maior importância as classificações abaixo: Soluções Sólidas : recebem o nome de ligas, e geralmente tratam-se de uma mistura homogênea entre metais.Por exemplo, o ouro 18 quilates é uma mistura constituída por ouro, cobre e prata.
Quando uma solução contém soluto abaixo do coeficiente de solubilidade, dizemos que essa solução é insaturada. Quando a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade, ou seja, está no limite, dizemos que ela é saturada. Finalmente, quando a quantidade de soluto supera o limite, dizemos que ela é super-saturada.
Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. Assim, quando tomamos um susto e nossa avó prepara um copo de água com açúcar para que nos acalmemos, ela prepara uma solução onde a água é o solvente e o açúcar é o soluto.
Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar, que é formada por vários sais dissolvidos nela; o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool; e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).
Como saber se o carregador turbo Samsung é original?
Como usar aquecedor de mamadeira Promillus?
Tem como descobrir a raça do meu cachorro?
Como saber se um celular e recondicionado?
Como utilizar o banco de preço?
Como saber se a transcrição de casamento foi feita?
Como usar o bloco de notas do Teams?
Como saber se seu celular está na garantia?
Onde fica o botão direito do mouse no Chromebook?
Como ter cartão de débito Nubank?
Como adicionar o Bootstrap no projeto angular?
Como saber se o celular moto e é original?
Quanto um cachorro Rottweiler come por dia?
Como usar balde de tinta Photoshop 2020?
Como saber se o peixe está doente?
Como mandar mensagem de celular para celular de graça?
Como ativar o touchpad no notebook Acer?