A Medicina Baseada em Evidências adota técnicas oriundas da ciência, engenharia e estatística tais como: meta-revisões da literatura existente (também conhecidas como meta-análises), Análise de risco-benefício, Experimentos clínicos aleatorizados e controlados, Estudos naturalísticos populacionais, dentre outras.
a Mbe é um conceito que surgiu pela primeira vez em 1992, na McMaster University, pelo cientista epidemiologista gordon guyatt (guyatt et al., 1992), sendo definida como uso criterioso, judicioso e consciencioso da melhor evidência científica na administração dos cuidados mé- dicos aos pacientes (browman, 1999).
A medicina baseada em evidências (MBE) é definida como o elo entre a boa pesquisa científica e a prática clínica1-2. Em outras palavras, a MBE utiliza provas científicas existentes e disponíveis no momento, com boa validade interna e externa, para a aplicação de seus resultados na prática clínica.
A prática baseada em evidência agrega o melhor conhecimento científico, com a experiência clínica do profissional e a escolha do paciente, resultando em uma maior resolutividade na assistência em saúde.
A formação de uma evidência científica segue alguns passos: formulação de uma questão clínica, busca de evidências, avaliação crítica da evidência encontrada e tomada de decisão com base nessa evidência.
O conceito de medicina baseada em evidências é tradicionalmente individual. Evidências científicas servem de norte a um processo de decisão alinhado com a individualidade clínica e preferências do paciente. O paradigma parte do geral (conceito científico) para o específico (decisão individual).
Sua luta levou à crescente aceitação popular do conceito da medicina baseada em evidências. Seu trabalho foi reconhecido e homenageado com a criação dos centros de pesquisa de medicina baseada em evidências – os Cochrane Centres – e de uma organização internacional chamada de Cochrane Collaboration.
Pior, este tipo de conduta (a regulamentação) nem mesmo seria “baseada em evidências”. Há uma vasta literatura comportamental apontando para a incerteza do efeito benéfico de proibições. Seria um paradoxo, impor medicina baseada em evidências sem evidências de que esta imposição seria benéfica para a sociedade.
Também dizem que evidências científicas são, freqüentemente, deficientes em muitas áreas do conhecimento médico.
Como abrir atividade passo por passo?
Quanto tempo dura carne de porco congelada?
A partir de quantos meses o bebê senta?
Quanto custa o m2 de construção em steel frame?
Por onde anda o cantor ronaldo adriano?
Como baixar video do snapchat?
Que medico devo procurar para depressão?
Quanto tempo demora pra franja crescer?
Como evitar pressao nos ouvidos no aviao?
O que é desenvolvimento sustentavel?