A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.
O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e realização de um exame do estado mental. Não existe exames laboratoriais específicos para diagnosticar depressão.
Como o psiquiatra atua no tratamento para depressão
O psiquiatra é o médico que trata de transtornos mentais e tem a medicação como principal ferramenta. Esse profissional observa sinais dos pacientes e reclamações que eles trazem para dar um diagnóstico e, assim, buscar o tratamento mais adequado.
Mas afinal, quando procurar um psiquiatra?Suas mudanças de humor são frequentes. Ficar chateado com um feedback negativo do chefe ou uma nota baixa na faculdade é perfeitamente normal. ... Você está enfrentando dificuldade para dormir e alterações no apetite. ... Você não consegue se livrar de algum vício.
Lista dos principais sintomas que podem podem ser sinais de quando procurar um psiquiatra:Falta de apetite ou compulsão alimentar;Apatia constante;Tristeza profunda;Irritação excessiva;Tremores, suor e vertigens pertinentes;Inquietação e dificuldade de concentração;Insônia frequente.
19 curiosidades que você vai gostar
Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.
O Fleury acaba de incorporar à sua rotina a dosagem de serotonina sérica por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). O exame é especialmente útil no diagnóstico da síndrome carcinóide, uma neoplasia que cursa com sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo.
O diagnóstico da depressão é feito a partir da presença de, pelo menos, dois dos sintomas a seguir:tristeza recorrente;falta de interesse ou prazer diminuído em atividades de rotina;problemas com o sono ou a alimentação;ganho ou perda de peso não intencional;agitação ou apatia;fadiga ou falta de energia;
De acordo com esta classificação, o diagnóstico de "depressão" ou "episódio depressivo" é feito quando um certo número de sintomas típicos estão presentes ao longo de um período de, pelo menos, 2 semanas.
Como é feita a aferição da pressão arterial?
Qual é a causa da esquizofrenia?
Como funciona uma aula de Muay Thai?
Que tipo de animais são as abelhas?
Qual célula é atacada pela síndrome de Guillain-barré?
Para qual santo rezar para engravidar?
Como organizar o drive por data?
O que se aprende nas aulas de capoeira?
Como ordenar lista de objetos em Java?
Como a corça suspira pelas correntes das águas?
Que frutas pode comer um bebê de 6 meses?
Quantas aulas por semana tem o mestrado?
Como ordenar meses na segmentação de dados?
Quais as características das angiospermas exemplos?