Em áreas desprotegidas, o manejo florestal sustentável é a estratégia mais adequada para evitar o desmatamento da Caatinga, conservar a biodiversidade e gerar benefícios socioeconômicos, mediante o fornecimento de matéria-prima para atender às crescentes demandas da sociedade.
A Caatinga é considerada por especialistas o bioma brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais. Apesar disso, apenas 7,5% de seu território está protegido em Unidades de Conservação (UCs) e apenas 1,4% dessas reservas são áreas de proteção integral.
Entre eles:Ampliar o sistema de áreas protegidas, de forma que alcance a meta de x% de proteção em cada bioma e garanta a representação adequada das diferentes formações vegetais.Zerar o desmatamento e a perda de cobertura florestal e de vegetação natural.Implantar os planos de manejo em todas as áreas protegidas.
A Caatinga deve ser considerada patrimônio biológico de valor incalculável e ser preservada e protegida, pois ela só existe no Brasil. A vegetação tem como finalidade proteger o solo. Sem ela, o terreno sofre o processo de erosão, causado pelo vento e pela água que arrastam os sedimentos (terra, detritos vegetais).
Quanto às pressões exercidas sobre a Caatinga, uma alternativa que pode colaborar com o manejo sustentável do bioma é o manejo agroecológico, o qual envolve a formação dos sistemas agroflorestais no qual utilizam-se culturas agrícolas com espécies arbóreas na recuperação de áreas degradadas e recuperação de florestas ( ...
37 curiosidades que você vai gostar
Atualmente a Caatinga possui 129 UCs que resguardam 7,5% do bioma, no qual 1,2% dessa área protegida pertence ao grupo de proteção integral e 6,3% ao de uso sustentável, de acordo com as informações do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação Page 15 9 (CNUC/MMA, 2015).
A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
Cada um desses ambientes abriga uma diversidade enorme de vegetação e de fauna. A biodiversidade presente nesses biomas está diretamente relacionada com a manutenção esse meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico.
No bioma Caatinga, o corte e a queima sustentam a agricultura tradicional, cujos impactos são sentidos na fertilidade do solo e na extinção de espécies da fauna e flora. Na Amazônia, favorecem a expansão agropecuária.
Como funcionam as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
Para que serve o cipó mil homens?
Quem doa sangue tem direito a um dia de folga?
O que eu faço para acabar com a vida do meu Ex-namorado?
Como fazer muda em embalagem de ovo?
Quem paga o atestado da empregada doméstica?
Qual o local para plantar mosquitinho?
Como funciona a prova Unicamp?
Dá para plantar hortênsia em vaso?
Como iniciar uma plantação de macaxeira?
Como é uma audiência de guarda?
Como plantar uva em vaso passo a passo?
Como é uma audiência de adoção de criança?
Quantas horas de sol o boldo precisa?
Quais são as forças de segurança pública?
Como fazer muda de hortelã em vaso?