O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: vice-diretor. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: vice-director. Grafia no Brasil: vice-diretor.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Na língua portuguesa, segundo as regras do Acordo Ortográfico, todas as palavras compostas formadas com o adjetivo geral devem ser escritas com hífen. ex: diretor-geral, gerente-geral, relator-geral, ouvidor-geral, procurador-geral, secretário-geral, etc.
18 curiosidades que você vai gostar
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diretor-geral. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: director-geral. Grafia no Brasil: diretor-geral.
Feminino: diretora ou diretriz. Feminino: directora ou directriz . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diretor.
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen. Acompanhe os exemplos. - O vice-diretor é quem exerce as funções do diretor e que o substitui nas suas ausências ou impedimentos. - Hoje teremos as eleições que irão definir o novo vice-diretor da escola.
Portanto, eu escrevo: ex-vice-director, considerando como segundo elemento director para vice- e vice-director para ex-. Esta é a lógica da obediência às normas. Note que Rebelo Gonçalves regista: ex-director-geral.
vice-diretoras | Definição ou significado de vice-diretoras no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.
Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.
Reforma ortográfica
Depois do acordo ortográfico, a grafia passou a ser pé de moleque, sem hífen. A regra também vale para pé de vento, pé de cabra, dia a dia, olho de sogra, camisa de força, fim de semana, cara de pau, mão de obra e outros compostos que apresentam elementos de ligação. ATENÇÃO!
a) De acordo com a nova ortografia, os ditongos terminados em –ei e –oi, não são mais acentuados. Perceba o aspecto referente à condição de antes e à que atualmente vigora: Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói - fiéis...
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Que dirige, regula ou determina; diretivo. 1 Aquele que dirige ou administra. 2 Adm Indivíduo que exerce o cargo mais elevado na administração de uma empresa, escola, instituição etc.
Feminino: actriz . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ator. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: actor.
5. Geral. Sempre com tracinho: secretário-geral, diretor-geral, coordenador-geral, orientador-geral, procurador-geral.
É por isso que não são hifenizados: diretor administrativo, diretor adjunto, diretor executivo, gerente econômico, gerente financeiro, auxiliar técnico, assessor especial, diretor substituto, secretário geral etc.
Nesta segunda-feira (4), o presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza.
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque.
Como liberar porta 3306 no Windows?
Qual o prazo para justificar ausência em audiência?
Como ligar dois coolers na mesma fonte?
Como aumentar o alcance do sinal do roteador?
Como configurar VPN no Tp-link?
Como soltar o dragão em God of War?
Como habilitar conteúdo no Excel?
Como liberar o crédito do cartão mercado pago?
Como cadastrar celular App Sicoob?
Como memorizar a tabuada rápido?
Tem como girar o vídeo no YouTube?
Como surgiu os direitos humanos resposta?
Como converter em código de barras?
Como escrever as notas na partitura?