Por que o tratamento de canal dói tanto? Famoso por ser muito dolorido, o tratamento de canal é feito na parte interna do dente, onde passa o nervo do dente. O incômodo durante a realização do procedimento normalmente ocorre quando a polpa do dente está muito comprometida.
O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.
Você poderá sentir dor e sensibilidade por alguns dias depois do tratamento. O endodontista deve prescrever um analgésico para aliviar qualquer desconforto temporário. Não é normal a dor não desaparecer após alguns dias ou retornar meses ou até anos depois do tratamento - isso pode ser sinal de uma nova infecção.
A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila. Por estar localizada em uma parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa extremo desconforto.
Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.
41 curiosidades que você vai gostar
Qual é a diferença entre canal do dente e extração? Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.
O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.
O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia.
Quando algo dá errado
“O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes e fratura da raiz”, diz Martinelli.
A técnica intraóssea consiste em realizar uma pequena perfuração - do calibre de uma agulha - no osso adjacente ao dente a ser tratado. Para isso, inicialmente é realizada uma anestesia no local e, na sequência, após realizar a perfuração, injeta-se a solução anestésica próxima às raízes do dente inflamado.
Na maioria dos casos, a sensibilidade diminui em uma ou duas semanas. Até lá, tente evitar qualquer coisa que agrave a sensibilidade. Se seu dente está extremamente sensível ou se a sensibilidade não diminuir após duas semanas, entre em contato com seu dentista.
8 – Quanto tempo demora para sarar um canal? É esperado que em poucos dias, normalmente a partir de 3 dias, haja melhora dos sintomas. A duração depende da extensão da lesão no dente. Em alguns casos, a recuperação pode demorar mais ou menos.
Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.
Sensibilidade a temperaturas quentes e frias. Dor pulsátil. Sensibilidade ao mastigar. Dor irradiada para outros dentes.
Para saber se o tratamento foi bem sucedido é necessário o endodontista fazer um raio x depois de um tempo mínimo de 6 meses para avaliar.
Não há perigo algum, contando que os canais foram bem tratados e finalizados com pino e coroa para uma melhor resistência do elemento e assim ter estabilidade na oclusão. É importante sempre acompanhar com seu dentista de confiança, com radiografias.
“O canal não tratado pode virar um foco de infecção capaz de causar abscessos até nas regiões das vias aéreas. E ainda há a possibilidade de as bactérias ganharem a corrente sanguínea e afetarem órgãos como o coração”, alerta Ferraz.
O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.
O tratamento de canal normalmente é finalizado com até 3 sessões, dependendo das particularidades do caso. Contudo, em caso de complicações após o procedimento cirúrgico, seja a inflamação ou infecção do dente, o dentista pode ver a necessidade de realizar novamente o procedimento no consultório odontológico.
Uma mulher, de 31 anos, morreu vítima de uma infecção, nesta quarta-feira (8), após ter extraído um dente, em uma clínica odontológica particular de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez! Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios. Contudo, com o uso da técnica correta, a extração de todos os sisos de uma vez traz benefícios ao paciente.
Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).
O dente tratado canal pode demorar um pouco mais de tempo para extrair, mas com uma boa anestesia certamente não vai doer nada. Com a aplicação da anestesia a dor será amenizada. Precisamos avaliar seu caso em consultório.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
São delimitados os fusos horários de um país?
Como deixar a suspensão da XRE mais macia?
Como saber o significado do nome da minha rua?
Como usar ampola Senscience V6?
Quais são os tipos de cuidados com relação a direção defensiva?
Como o Kalonat age no olho de peixe?
Como usar a cadeira abdutora corretamente?
Como usar a espada no God of War 3?
Como zerar calculadora HP 12C online?
Como colocar invertida no computador?
Qual peso ideal para caneleira?
Como usar o termo Diga-se de passagem?
Onde guardar a banha de porco?
Como usar a biblioteca Math H?