A reforma trabalhista de 2017 foi uma mudança significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) instrumentalizada pela lei № 13.4. Segundo o governo, o objetivo da reforma era combater o desemprego e a crise econômica de 2014.
A Reforma Trabalhista foi sancionada em 13 de julho de 2017 pelo Presidente Michel Temer, Lei Nº 13.467, e passou a vigorar em 11 de novembro 2017.
Para alterar a CLT, foi aprovada a Lei Nº 13.467/2017, que também modificou outras três leis relativas a direitos dos trabalhadores e deveres dos empregadores. As modificações mexem em questões como férias, horário de descanso e alimentação, carga horária, remuneração, ações na justiça e outras.
No dia 11 de novembro de 2017 entrou em vigor a Lei nº 13.467/2017, mais conhecida como a lei da reforma trabalhista. A referida lei alterou uma série de artigos da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT que afetou diretamente os direitos trabalhistas dos empregados.
Nova CLT é um dos nomes dados à Reforma Trabalhista, em função do alto volume de mudanças promovidas na legislação vigente, apresentando novidades que devem ser conhecidas por empresas e trabalhadores. Já faz um tempo que a Nova Reforma Trabalhista ― lei n° 13.467/17― foi aprovada, sendo seu texto de julho de 2017.
A nova reforma trabalhista trouxe pontos importantes, que tem como objetivo principal dar maior abertura no relacionamento entre empregado e empregador. A negociação entre eles inclusive ficou acima da lei da CTL. ... 8º da Constituição, têm prevalência sobre a lei. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017).
A seguir, confira um resumo com as principais alterações que a reforma trabalhista provocou na CLT. O trabalhador pode fracionar seu período de férias em três períodos (antes, o máximo era dois), caso acordado com o empregador – um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais a cinco.
Mesmo após dois anos de vigência, a reforma trabalhista continua gerando debates e controvérsias no meio jurídico e social em geral. E não é por pouco, já que ela representa expressivas alterações promovidas pela Lei 13467/2017 na CLT, assim como em leis esparsas.
O projeto da reforma trabalhista foi, então, encaminhado ao Senado Federal para votação em regime de urgência. Pesquisa pública realizada pelo Senado à época concluiu que 172.163 pessoas eram contra a reforma trabalhista, ao passo que apenas 16.789 eram a favor, conforme este gráfico disponível na página do Senado Federal :
Já em abril de 2017, o projeto da reforma trabalhista foi aprovado pela Câmara dos Deputados, contudo, com a alteração de quase cem artigos em relação ao projeto original. Essas alterações modificaram não só a CLT, mas diversas leis esparsas, como as leis 8.036/90 (FGTS), 6.109/74 (trabalho temporário) e 8.212/91 (seguridade social).
O que é a organização pessoal?
Pode colocar água no radiador?
Quantos centímetros tem a bunda da Gracyanne Barbosa?
Qual a diferença entre roteador e bridge?
Como separar uma linha da outra no Word?
Quanto se gasta para fazer uma casa no segundo andar?
Quem assina a procuração o outorgante ou outorgado?
O que faz um profissional de marketing digital?
Qual a sequência de aminoácidos no peptídeo codificado?
Como faço para receber o dinheiro do Nota Legal?
Qual a função de um diodo como ele funciona?
Quanto um trader pode ganhar por dia?
Pode usar geladeira 220 em tomada 110?
Como fazer um gráfico de pontos?
Quais são os movimentos do pescoço?