A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido a a carne transformada em charque.
A primeira charqueada foi realizada em 1780, pelo cearense José Pinto Martins, nas margens do rio Pelotas. As instalações eram simples constando de um galpão onde se preparava e salgava a carne e dos secadores ao ar livre.
Charqueadas | |
---|---|
Município do Brasil | |
Municípios limítrofes | Triunfo, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul e São Jerônimo |
Distância até a capital | 57 km |
História |
O trabalho nas charqueadas por muito tempo foi feito basicamente por escravos, era pesado e degradante, e o ambiente era altamente insalubre.
As charqueadas permitiram o aproveitamento da carne até então sem valor de mercado. ... As charqueadas representaram uma verdadeira revolução no panorama pastoril do Rio Grande do Sul, integrando a região ao abastecimento das populações coloniais, principalmente da região mineradora.
Em meados de 1830, os estancieiros gaúchos cobravam medidas do governo para que a concorrência dos países vizinhos fosse diminuída. Apesar da demanda, o governo brasileiro se negou a atender ao pedido dizendo que os preços do charque e do couro gaúcho eram abusivos.
A Charqueada São João começou a ser construída em 1807 por Antônio José Gonçalves Chaves, famoso barão do charque da época, e foi inaugurada três anos depois, em 1810, sendo, segundo relatos históricos, a segunda erguida nessas terras.
As charqueadas de Pelotas (Brasil) eram locais para onde enviavam os escravos rebeldes. Muitos, proveninentes de Angola e Moçambique. Em média, cada charqueada tinha setenta escravos que trabalhavam até 16 horas por dia.
Enquanto na atividade criatória os trabalhadores eram homens livres, como no sertão nordestino, nas charqueadas o escravo negro foi usado com frequência. A capitania do Rio Grande foi considerada o "inferno dos negros", pois lá tratavam os escravos rudemente, como bem retrata a lenda do Negrinho do Pastoreio.
Por sua importância histórica, as charqueadas se transformaram em atração turística, cultural e símbolo da cidade de Pelotas. A Rota das Charqueadas possui 4 empreendimentos em funcionamento: Charqueada Boa Vista, Sao João, Santa Rita e Costa do Abolengo.
Onde fazer oferenda para Preto Velho?
Como cuidar do cabelo alisado com guanidina?
Pode tomar amoxicilina e remédio de gripe?
Como abreviar a palavra residência?
O que fazer para não surtar no relacionamento?
Para que é indicado o medicamento Arflex?
Qual é o homônimo de espectador?
Como deixar o cabelo ondulado bonito masculino?
Qual o melhor shampoo e condicionador para cabelos ondulados?
Como saber se uma pessoa é Puxa-saco?
Qual a quantidade de magnésio Treonato por dia?
Quantos dias pode tomar tramadol?
Para que serve a casca do abacaxi na água?
Como as pessoas se vestem na Turquia?