Além das complicações locais (alterações no próprio nariz), tais como ressecamento nasal, formação de crostas, rinite medicamentosa e, em alguns casos, perfuração de septo nasal, podem acontecer efeitos sistêmicos (especialmente no sistema cardiovascular), tais como taquicardia e elevação da pressão arterial.
As consequências decorrentes da ingestão de Neosoro® de uso adulto incluem náusea, vômito, letargia, taquicardia, diminuição da respiração, bradicardia, hipotensão, hipertensão, sedação sonolência, midríase, estupor, hipotermia e coma. A nafazolina pode provocar sonolência.
Sorine de uso adulto é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a quaisquer dos componentes da fórmula. Não utilizar em inalação. Sorine de uso adulto não deve ser aplicado em pacientes com glaucoma de ângulo estreito. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Medicamento mais vendido no Brasil há cinco anos consecutivos, segundo a consultoria QuintilesIMS, o Neosoro Ad oferece uma sensação de bem-estar instantâneo sem parecer perigoso.
Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.
22 curiosidades que você vai gostar
Entretanto, o uso contínuo pode trazer consequências para a saúde. Em excesso, o descongestionante pode provocar lesões na mucosa. Isso gera uma dependência do medicamento, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina.
Dr. Alfonso Eduardo Alvarez (PhD), que nos informou que caso a lavagem nasal não seja feita de forma tranquila e adequada, pode sim causar engasgos ou afogamento na criança. “A limpeza deve ser feita com soro fisiológico, que irá atuar fluidificando e removendo as secreções das vias aéreas superiores.
Alternativa aos descongestionantes nasais
Para casos de obstrução nasais pontuais, como resfriados e sinusites agudas, o soro fisiológico aparece como solução para o problema. “Ele ajuda muito porque hidrata o nariz.”
O uso de soro fisiológico para limpeza das narinas é seguro. Já o uso de descongestionante nasal que tenha vasoconstritor pode sim descontrolar e dificultar o controle da pressão arterial.
O uso contínuo de descongestionantes nasais pode trazer vários prejuízos para a saúde, incluindo doenças cardiovasculares, problemas nasais, vício e intoxicação. Esses fármacos devem ser utilizados conforme a orientação médica e em situações específicas.
O Neosoro® de uso adulto deve ser usado com cautela em pacientes idosos portadores de doença cardíaca grave, incluindo arritmia cardíaca (alteração do ritmo cardíaco) e hipertensão arterial, pois a absorção sistêmica (absorção para o sangue) da nafazolina pode agravar essas condições.
8 formas naturais para desentupir o narizLavar o nariz com solução salina morna. ... Inalar vapor com eucalipto. ... Umidificar o ambiente. ... Beber 2 a 3 litros de água por dia. ... Consumir alimentos ricos em vitamina C. ... Tomar um banho quente. ... Usar toalha quente com hortelã ... Massagear as maçãs do rosto.
Adicionar o bicarbonato de sódio e o sal marinho em 250 ml de água fervida, mexendo bem até que os ingredientes se diluam completamente. Depois, fazer a lavagem nasal, introduzindo nas narinas a solução ligeiramente amornada, com a ajuda de uma seringa ou irrigador nasal, 2 a 3 vezes por dia.
“Ao entrar em contato com a mucosa nasal, o medicamento faz com que os vasos diminuam de calibre, reduzindo o volume da mucosa e aumentando o espaço para a passagem do ar”, explica o otorrinolaringologista Bruno Rossini. O alívio proporcionado pelos descongestionantes nasais é sentido em poucos minutos.
Os corticoides nasais não devem ser comparados com os vasoconstrictores tópicos como Neosoro, Naridrin, Aturgyl etc. Esses podem desintupir o nariz muito mais rapidamente porem podem viciar pois têm o efeito rebote, que não está presente nos corticoides nasais.
“A solução salina possui baixos efeitos adversos, sendo assim amplamente utilizada. Entretanto, em pacientes idosos, hipertensos e grávidas o uso deve ser moderado. Deve-se evitar o uso de soluções salinas hipertônicas nestes pacientes”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Pessoas com hipertensão ou diabetes podem fazer o uso, desde que tenham prescrição médica e somente até saírem do quadro de desidratação”, explica Érika Prates Cassiari, professora do curso de biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo.
O Avamys tem uma ação local nasal , não interferindo na pressão arterial. Sugiro reavaliar o tratamento para hipertensão arterial , caso faça uso .
Cloridrato Nafazolina Solução 5mg/ml Genérico EMS 30ml.
Segundo as médicas, o soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos. Nos bebês, alguns médicos indicam a bombinha de sucção nasal, mas o soro também pode ser usado.
O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.
O nariz e os ouvidos são interligados por um canal interno. O mesmo que usamos para desentupir os ouvidos quando descemos a serra ou mergulhamos. Daí a importância de tomar cuidado com a posição da cabeça quando lavar o nariz com soro. Caso contrário, pode sim atingir os ouvidos.
Além disso, ao fazer a lavagem de forma incorreta em bebês, pode-se empurrar o muco para os ouvidos, já que possuem a tuba auditiva mais curta, e até ferir a parede das vias aéreas da criança.
O uso contínuo do medicamento faz com que a mucosa nasal absorva a substância vasoconstritora (fenilefrina, difenidramina, cloridrato de oximetazolina, nafazolina ou cloridrato de nafazolina), levando-os até a corrente sanguínea, aumentando os riscos de Pressão alta e taquicardia.
Quem é que foge sempre que se fala em dinheiro?
Quais são as doenças causadas por agentes químicos?
Como calcular risco sistemático?
Qual é o órgão que filtra o sangue e formam a urina?
Como era a educação na era moderna?
Qual a RDC que abrange as Boas Práticas de Fabricação e de laboratório?
Quantas vezes foi mudado o salário de Jacó?
Quais os melhores livros de psiquiatria?
Quando será o ano jubileu para os judeus?
Qual a diferença entre ONU e ONT?
Quanto tempo dura a residência de Clínica Médica?
Como desbloquear dispositivo Internet Banking Caixa?
Quem é o verdadeiro pai do Scott?
Como disfarçar nariz grande com corte de cabelo?
Quais são os princípios lógicos de Aristóteles?
Em qual governo brasileiro ficou conhecido o movimento queremista?