Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.
Não existe relato explicando por que Efraim foi escolhido. Sabemos que Deus escolhe de acordo com suas leis e propósitos. (Ver D&C 130:20–21.) Embora Efraim tenha recebido a primogenitura, as bênçãos de Manassés também foram grandes por causa do que foi prometido a toda a posteridade de José.
No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Rúben (Felipe Cunha) deixará José (Juliano Laham) sem ar em Gênesis: ciúme doentio do rapaz. Rúben (Felipe Cunha) enforcará José (Juliano Laham) em Gênesis. Ele descobrirá que o irmão mais novo se tornou o primogênito de Israel/Jacó (Petrônio Gontijo) e tentará matá-lo.
Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José). Foram, pois, os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque, Palu, Hezrom, e Carmi.
40 curiosidades que você vai gostar
A tribo de Benjamim, inclusive mulheres e crianças, foi quase dizimada por outras tribos israelitas na Batalha de Gibeá. Os homens sobreviventes foram separados, mas foi-lhes permitido casar com mulheres de outras cidades, cujos maridos tivessem morrido, de modo a permitir que a tribo continuasse.
Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.
Israel (Petrônio Gontijo) descobrirá que José (Juliano Laham) está vivo na reta final de Gênesis. Após ter mentido durante anos sobre a morte do irmão, Judá (Thiago Rodrigues) finalmente revelará ao pai que vendeu o hebreu como escravo no passado. O pastor de ovelhas passará mal ao receber a notícia.
Os irmãos de José (Juliano Laham) foram capazes de colocar em prática a maior crueldade da novela: vendê-lo como escravo. Durante anos, Jacó (Petrônio Gontijo) acreditou ter perdido um filho, mas consegue reencontrá-lo nos últimos capítulos, quando cada um vai ter seu destino selado.
De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.
A intenção do pai era abençoar o filho com todo o direito de sua primogenitura, após comer o alimento conquistado e preparado por seu filho mais velho. De acordo com as escrituras, Isaque estranhou o fato de ter chegado o cozido tão depressa, e a voz ser de Jacó, mas acabou sendo convencido de que era Esaú.
A narrativa de Esaú vendendo sua primogenitura a Jacó, em Gênesis 25, afirma que Esaú desprezou sua primogenitura. No entanto, também alude a Jacó sendo enganador. Aos olhos da mãe e do pai de Esaú, o engano pode ter sido merecido. Rebeca mais tarde ajudou Jacó a receber a bênção de seu pai disfarçado de Esaú.
Simeão conta a Levi qual será o plano de vingança conta Siquém e pede que reúnam os melhores servos. No terceiro dia, enquanto Siquém e seu povo se recupera a circuncisão, Simeão lidera o ataque na cidade: eles matam Hamor e todos os homens, saqueiam o local e levam as mulheres.
Judá (filho de Jacó)
Jacó, pai de José, adotou os dois filhos de José, Manassés e Efraim, para que eles tivessem o mesmo direito que os próprios filhos de Jacó à sua herança (Gênesis 48:5). É considerado o fundador da tribo israelita de Efraim, uma das Doze Tribos de Israel. Jacó teria considerado Efraim acima de seu irmão mais velho.
Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro. Eles imaginavam que nunca mais veriam José e não faziam idéia de que ele fosse o segundo homem mais poderoso do Egito.
O primogênito de Jacó até tenta ajudar José, mas Simeão o impede.
Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza. Para ser chamado ao trabalho, o carcereiro viu em José sua falta de culpa, sua honestidade, uma confiança fora dos padrões normais.
De acordo com a Bíblia, José morreu aos 110 anos de idade, ele ainda vivia no Egito. Quando faleceu, ele foi embalsamado e depois colocado em um sarcófago, como ditavam os costumes do Egito na época.
A Bíblia diz que Azenate era filha de um homem chamado Potífera. Esse homem era sacerdote na cidade de Om. A cidade de Om no antigo Egito era um centro do "culto solar". Inclusive, o nome Potífera é uma homenagem ao deus Rá do Egito.
Israel decidiu conceder vistos a cerca de 50 membros da tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.
Manassés.Efraim.
Foi após a saída do povo de Israel do Egito, que o Senhor designou a separação da tribo de Levi para servi-lo no sacerdócio, e justamente por terem esta missão não teriam um local específico na terra prometida chamada Canaã. Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.
Qual a função dos sonhos para Freud?
Quais empresas de energia na bolsa?
Qual é a importância da pesquisa na prática pedagógica?
Quem é a melhor cantora da história?
O que significa a palavra interpôs?
Estou de 28 semanas de gravidez?
O que faz a Constituição no RPG?
Como funciona a garantia de um serviço?
Quais os direitos do trabalhador noturno?
Quanto custa o metro quadrado da mão de obra?
O que você encontra no Portal da Transparência?
Quem não pode tomar extrato de própolis?
Quais são as principais propriedades das argamassas de cimento e cal?