O pipoqueiro, o professor, o dentista e o médico usam o jaleco pelo mesmo motivo: proteger a roupa que está usando dos produtos com os quais trabalha. Seu uso é amplo, mas quem inaugurou a moda foram os médicos.
“A nova lei é justa porque as roupas das pessoas que circulam nas ruas, inclusive as dos profissionais de saúde, acabam sendo expostas a impurezas, bactérias e microrganismos. Assim, os pacientes que estão recebendo atendimento na unidade de saúde podem acabar sendo afetados por tais impurezas.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
1 – Proteção do profissional
O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica. Na época era feito de tecidos escuros. Já no século 19 os jalecos brancos conquistaram lugar de destaque, pois neles era mais fácil ver a higiene.
Jaleco, avental, guarda-pó, guardapó ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Em muitos desses lugares, onde é importante haver boa higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório.
31 curiosidades que você vai gostar
Qual a função do jaleco? Ele ajuda a reduzir os riscos de contaminação causada por fungos, bactérias e vírus, por exemplo. Protege o profissional da exposição a fluidos e secreções corporais dos pacientes, o que inclui não apenas sangue, mas a saliva, a urina, o suor etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O equipamento de proteção individual, o jaleco, é imprescindível para uma pratica segura em serviços de saúde, pois protege o profissional da insalubridade por risco biológico, a contaminação da pele por respingos, toque ou proximidade é inevitável.
Esses cuidados se justificam pois, tanto o esteticista quanto o paciente ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.
Portanto muitos profissionais da área da saúde podem usar o jaleco branco em suas profissões:Nutricionistas.Médicos.Biólogos.Químicos.Biomédicos.Farmacêuticos.Enfermeiros.Fisioterapeutas.
Os jalecos fabricados em algodão são mais adequados para profissionais de laboratórios, e ambientes em que o fogo é utilizado, porque apresenta uma menor probabilidade de que ocorra a propagação das chamas. Há vários tipos de composições de tecidos de algodão: anti-chamas, anti-estático, com impermeabilidade, etc.
Cerimônia do Jaleco marca momento importante para os acadêmicos de Medicina. Os novos alunos de Medicina participaram no sábado (4) de uma etapa importante para a formação profissional, a Cerimônia do Jaleco. O evento simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão.
O jaleco ou avental é uma vestimenta de proteção que deve ser sempre usada dentro da área técnica.
...
Normas para JalecosO comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço:Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
O jaleco deverá sempre ser usado fechado, ser confeccionado preferencialmente em manga longa, com tamanho abaixo do joelho e em algodão.
Em meados do século 19, quando as causas das infecções estavam sendo estudadas, despertou-se a necessidade de um local limpo e estéril para trabalhar. Nesse momento, a veste branca foi incorporada com o objetivo de prevenção contra a contaminação e a sujeira externa.
Como medida de segurança, a NR32 determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço. São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
Vestimenta não é o mesmo que uniforme. Vestimenta é exigida em locais onde o acesso é restrito a profissionais capacitados, tal como descreve a NR 32, no item 32.2.4.6.4, onde estão destacados os centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infecto-contagiosa.
O colaborador deve: Realizar o esquema vacinal (Hepatite B, Dupla Adulto e MMR); Lavar as mãos antes e após realizar cada procedimento; Utilizar EPIs, como luva de procedimentos e sempre usar avental, máscara e óculos de proteção (quando necessário);
Em vigor desde 2011, a lei estadual 14.466 proíbe que profissionais de saúde vistam aventais e jalecos fora das clínicas e hospitais. A regra ainda reforça uma exigência do manal de biossegurança laboratorial da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais.
A roupa denominada “privativa” deve ser utilizada única e exclusivamente nos setores a que se destinam.
Apesar do risco de contaminação não ser tão preocupante nesse caso, é importante o fisioterapeuta fazer uso do jaleco para demonstrar seriedade, comprometimento e asseio. Outro profissional que sempre vemos usando o “guarda-pó”, como alguns também gostam de chamar, é o dentista.
As profissões mais bem pagas do futuro
Engenheiros industriais. Gerentes de marketing. Especialistas em suporte ao usuário de computador. Especialistas em recursos humanos.
Um estetoscópio é um dispositivo usado geralmente por médicos, enfermeiros e outros profissionais médicos. Eles o utilizam predominantemente para realizar verificações nas funções cardíacas e pulmonares. Essas verificações são chamadas auscultas.
A biossegurança na estética é fator fundamental, uma vez que ela está intimamente ligada à prevenção de doenças na clínica, incluindo a segurança e integridade dos profissionais da área, bem como, dos pacientes.
– Remoção da sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato. – Prevenção e redução das infecções causadas pela transmissão cruzada.
Quais são as características da floresta equatorial?
Qual é a cidade mais bonita do Canadá?
Quem faz o checklist de cirurgia segura?
Quais planetas ficam Retrogrados?
Que desodorante usar para não escurece as axilas?
Quem é considerado o maior físico de todos os tempos?
Quem é o responsável pelo Creas?
Que animal quebra o casco da tartaruga?
É legítima a apresentação antecipada de cheque Pós-datado?
Quem é o protagonista de Yu Yu Hakusho?
Como cuidar do cabelo fino e liso?
Quais são as verbas rescisórias do contrato por prazo determinado?
Quais são os sintomas de falta de ferro no organismo?
Qual a diferença entre lentes digitais e Free-form?
O que faz um fiscal de obras municipais?
Porque ocorre incêndio no Cerrado o que acontece depois do incêndio?
O que fazer na França em 3 dias?
Quais são os principais centros industriais da região Centro-oeste?