As pessoas com esquizofrenia têm de duas a três vezes mais chances de morrer mais cedo do que a população em geral, geralmente devido a doenças físicas evitáveis, como doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e infecções².
Dentre os fatores possivelmente relacionados à morte súbita nesses pacientes, podemos destacar: ocorrência de doença cardiovascular, a própria esquizofrenia, o uso de medicamentos antipsicóticos, síndrome metabólica e obesidade, estilo de vida inadequado e tabagismo.
Moléstias como esquizofrenia e bipolaridade podem encurtar a vida entre dez e vinte anos. Redução é de oito a dez anos para tabagistas. Doenças mentais sérias podem encurtar a vida em até vinte anos.
Medidas adicionais, como terapia ocupacional, assistência social, melhora do repertório social e exercícios físicos também podem ter efeitos de melhora. Por outro lado, uso de drogas (incluindo tabagismo) podem piorar a evolução.
“Os surtos mais comuns dos pacientes com esquizofrenia são caracterizados por agitação psicomotora, comportamento desorganizado e alterações de sensopercepção, como alucinações e delírios”, afirma a psiquiatra Cristiane Lopes.
45 curiosidades que você vai gostar
Sinais e Sintomas da EsquizofreniaAlucinações.Delírios.Pensamentos desordenados (modos de pensar incomuns ou disfuncionais)Distúrbios do movimento (movimentos do corpo agitado)
Um primeiro surto psicótico acontece em fases diferentes da vida. Na entrada da adolescência, aos 11 anos de idade é comum em meninos e pode se tratar de esquizofrenia hebefrênica. Posteriormente, na adolescência, pode fazer parte de uso abusivo de substâncias psicoativas.
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
A esquizofrenia não tem cura. No entanto, o tratamento, se seguido à risca pelo paciente, pode controlar os sintomas da doença. A família tem papel importante em incentivar a adoção das medidas e na vigilância do uso de medicamentos indicados.
Como funciona o aplicativo vídeo Maker?
Como instalar sauna a vapor elétrica?
Como faço para saber se estou em dia com a Receita Federal?
Como saber se é early mid ou late game?
Como usar o celular como roteador de internet?
Como verificar o registro de um canil?
Como é um capricorniano na hora H?
Como fazer o carregador voltar a funcionar?
Como saber se o carregador do iPhone estragou?
Como o estoicismo epicurismo entendiam o prazer?
Como saber se o Hot Wheels é original?
Qual a função do capacitor no motor do portão?
Qual a diferença entre o inhame E o cara?
Qual o código da BV Financeira?