A polinização Com a ponta dos dedos (três dedos), retirar o pólen das anteras (passando o dedo na superfície da antera rapidamente), “sujando os dedos com pólen“, e passando o pólen para a superfície do estigma (também rapidamente). Para o sucesso desta prática, um conhecimento é fundamental.
A polinização natural do maracujazeiro é realizada exclusivamente pelas mamangavas, mas poderá ser manual caso haja poucos desses insetos no ambiente ou tenha muitas abelhas irapuãs, que roubam o pólen da árvore frutífera.
Quando elas visitam a flor do maracujazeiro, em busca do néctar, encostam seu dorso nos estames onde estão os grãos de pólen. Por serem de grande porte, conseguem alcançar o estigma de outras flores, efetuando a polinização.
Por essa razão, recomenda-se que, em pomares de maracujazeiro- azedo, as pulverizações com defensivos sejam efetuadas à noite ou pela manhã. Por sua vez, em pomares de maracujá-doce as pulverizações devem ser feitas à noite, pois as flores permanecem abertas das 4 às 20 horas.
Sem polinização, não há produção de maracujás. As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta.
Há polinizadores no local, como as mamangavas, e a planta tem muitas flores, apesar de aparentemente não produzir pólen. Para que uma flor de maracujá fecunde e se transforme em frutos, precisa haver polinização, processo feito naturalmente por mamangavas ou, artificialmente, pelas mãos do produtor.
A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.
A Igreja Católica descobriu, no formato, um significado da flor de maracujá. Na época das grandes navegações, século XVI, os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil viram-se encantados com o formato da flor do maracujá, pois viram nela um formato de coroa, que os lembrava da Coroa de Espinhos dada a Jesus Cristo antes de sua morte.
O maracujá deve ser utilizado no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste fruto e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico. Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!
Escolha do Local de Cultivo O maracujá é uma planta de clima tropical, por isso tem se adaptado bem às condições do Distrito Federal. Os solos mais indicados para essa cultura são os areno-argilosos ou levemente argilosos e bem drenados, para que não haja problemas com doenças de raízes.
Figura 5 - Maracujá com espaçamento adensado de 1,8 por 1,5 metros. Quebra-vento O maracujazeiro é uma planta que é extremamente prejudicada pela ação do vento. Assim, é muito importante o uso de quebra-vento natural ou implantado com plantas de porte ereto, como capim elefante, bananeira ou cana de açúcar.
Como trocar de magia no God of War 1?
Qual os benefícios do chuchu para pressão?
Como tratar estomatite herpética?
Para que é indicado o colírio Cilodex?
Para que é indicado o colírio Claril?
Como instalar uma lupa no celular?
Como corrigir fissuras em piso de concreto?
O que pode ser fissuras na glande?
Como usar Teatrical antirrugas?
Qual o efeito da cebola no cabelo?